Lourry Legarde - Horse Racing

 


Este site, fundado em
maio de 2003, é elaborado por
Marcelo Lefevre,
com a colaboração de
Anderson "Cebolinha" Silveira, Arnaldo Marques Loureiro, Edson "Agnes Gold" Watanabe, Eduardo Garcia (EUA), Eduardo Silva, Felipe Passantino, Jaime Ballalai, Jô "Much Better" Garcia, Milton Blay (Paris), Milton "Giorgio Vergano" Moreno Garcia Jr., Nixon "Grimaldi" Mendonça, Roberto Carlos Micka, Sergio "Clackson" Christianini,
Samir Abujamra.

Patrocinadores:
 Coudelaria F.B.L., Haras Dilema, Haras Moema, Haras Regina, Robeto Magela, Stud 13 (Recife), Stud Astor MM,
Stud Casablanca, Stud Champion Spirit, Stud Daltex, Stud Miss Kin, Stud Nicholas e Enrico Jarussi, Stud Nova República, Stud Turf Paixão, Stud Vale dos Reis, Thomas Weda Spalding.


Se quiser receber esta coluna
Contato

 

PPR NO FACEBOOK

Para participar clique aqui 

  
                            Edição atual: 17/04/15                                                                                         Edição anterior:  10/04/15     

 

 
 

A volta do DJ Much Better

 

Apesar da grave e lamentável situação que vive o JCSP, o mundo do turfe tem me propiciado nos últimos tempos muito mais gratas e agradáveis supresas, do que dissabores, disso não posso reclamar. Uma delas aconteceu exatamente ontem, quando recebi um email do meu colaborador da primeira hora, o querido e sumido Much Better, responsável maior, e durante muitos anos, pela nossa seção Tema Musical, e que jamais teve seu nome extraído do rol de nossos colaboradores. Por incrível coincidência, outro dia arrumando meus CDs, ouvi um maravilhoso produzido pelo expert e oferecido de brinde de final de ano para nossos amigos e patrocinadores anos atrás.

Mas o assunto principal de Much Better agora não foi música, embora tenha me mandado um lindo tema que vocês ouvirão brevemente. Foi Turfe mesmo, e sua mensagem, intitulada Le château est tombé (O castelo caiu), trancrevo abaixo.

 "Desde a reunião de 13 de dezembro, inclusive, o JCSP não paga os devidos prêmios aos proprietários e criadores. E lá se vão 4 meses e não os 90 dias de prazo para a regularização da dívida, conforme compromisso anunciado em comunicado oficial pela diretoria. Mesmo às vésperas da semana do GP São Paulo não havia qualquer informação sobre o assunto. O mais curioso, no entanto, é que tanto proprietários como criadores não se mobilizavam para uma solução imediata. Continuavam a inscrever normalmente seus animais, como se nada acontecesse. Diante dessa realidade, não haveria, portanto, qualquer urgência por parte do presidente Eduardo Rocha Azevedo em resolver a questão. A prioridade continuaria sendo saldar os salários dos funcionários e manter em dia as obrigações com fornecedores e terceirizados. E assim pelo menos preservar as corridas. Na semana do GP São Paulo os prêmios continuarão retidos, conforme recente comunicado, agora sem nenhuma data para o pagamento. Ou seja, ad aeternum. Será o maior vexame da história do JCSP, como um paciente terminal.

Já se comenta se o JCRGS estaria preparado para ser a segunda força do turfe nacional."

    

"Quando a esquerda começa a contar dinheiro, converte-se em direita!"
Carlito Maia (1924-2002), publicitário e fundador do PT
 

 

Tema musical  

Rodando pelo facebook esta semana deparei-me com uma dupla de artistas de primeiríssima linha, nada mais, nada menos, do que o querido turfman Chico Anysio recebendo ilustre convidado na sua Escolinha do Professor Raimundo. Cliquem aqui e matem as saudades de ambos. O tema musical Insensatez, ao vivo e na voz da americana Stacey Kent, obviamente, tem tudo com o vídeo, e muito mais com a situação que vivemos no Brasil e com o que vem acontecendo no JCSP.
 

   

Você sabia?

Baloon Rouge é um 4 anos castanho por Northern Afleet e Quick As Ray, por Nedawi, de criação do Haras Santa Rita da Serra e propriedade do Stud Santa Rosa de Lima, que retorna de dez meses parado e na condição de favorito na primeira prova da reunião de segunda feira na Gávea. Seu jóquei será o meu 'chapa' Fausto Henrique, o treinador é Jairo Borges.

Le Baloon Rouge é um famoso filme com apenas 36 minutos de duração, lançado na França em outubro de 1956 e dirigido por Albert Lamorisse, com música composta por Maurice Le Roux, roteiro de Albert Lamorisse e tendo no elenco Pascal Lamorisse, Sabine Lamorisse, Georges Sellier, Paul Perey, Michel Pezin, Vladimir Popov e René Marion. Na Paris dos anos 50, Pascal (Pascal Lamorisse), um jovem menino francês, encontra um grande balão vermelho atado a um poste de luz e decide desamarrá-lo. Inicia-se uma forte ligação entre o garoto e o balão, que passeiam e brincam juntos pelas ruas da cidade.
 


 


 

Moda turfe

Esta semana nossa sugestão é esta linda roupa de cama que certamente agradará os leitores e leitoras que amam o cavalo. Fontes bem informadas do Pega Pelo Rabo na Europa dão conta que a turfwoman Subeida Mendonça, titular do Stud Rancho 3 de Goiânia (olho vivo em I Am A Legend na próxima!), foi vista circulando muito animada pela seção de cama, mesa e banho do El Corte Ingles, em Madrid. Brevemente, por ocasião da inauguração de sua mansão, iremos conferir o que ela trouxe de novidades.
 


 

Complementando

Em nossa edição passada noticiamos a presença do criador paranaense Clemente Moletta e família em Cidade Jardim por ocasião da vitória de Dá-Lhe Salvador, mas esquecemos de publicar sua foto com o amigo de priscas eras Eduardo Gosik, está feito o registro. A propósito, na reunião desta 5ª feira 16/4 no Cristal tivemos mais uma vitória das sedas, desta feita com Dá-Lhe Sonhadora, na prova de abertura da programação.
 


Velhos e bons amigos



 

Joqueada da semana

Ruberlei Viana Ap3 vem se destacando entre os aprendizes em Cidade Jardim, na semana passada, em apenas duas reuniões, ele mandou três para o barbante, a mais bonita delas montando Scuds na 3ª prova da noturna, em final de rigor contra Sou Gaucha, pilotada por J. Ventura. Tem futuro este menino.


 

Pixotada da semana

Não foi exatamente uma pixotada convencional, até porque o jóquei era o campeão V. Borges, mas 'rodar' na partida com o franco favorito de 1,4 Power North, convenhamos, foi o fim da picada.
 

Banho da semana

Foram vários como sempre, o destaque ficou para a pífia apresentação de Nip And Tuck, animal que vinha de duas vitórias e foi favorito de 2,8 na décima prova da sabatina carioca, mas que chegou com V. Borges apenas na sétima colocação, sem nenhuma ocorrência veterinária anotada. Sabe correr mais.

 

Bomba da semana

Aqui no PPR não inventamos, mesmo com diversas pules altas vingando na semana que passou, especialmente e como sempre na Gávea (na sabatina de Cidade Jardim com 11 páreos o maior rateio foi de 3,4), nenhum dos vencedores foi por nós considerado como bomba, eram todos azares viáveis.
 

Não pode ficar assim

Repetimos abaixo a nota e as fotos publicadas na edição passada e estamos aguardando uma explicação da CC do JCSP sobre a gravíssima ocorrência relatada. É o mínimo que merece o lesado público apostador. 

Se já não bastassem todos os problemas por quê passa o combalido JCSP, no último sábado ocorreu um fato de natureza gravíssima por ocasião da disputa da 9ª prova disputada na Gávea, corrida às 18:45. O animal Es Press Watch, forfé no páreo, pasmem, vendeu jogo normalmente na pedra paulista e rateava 34.2, como confirmam as fotos abaixo, inclusive dos comprovantes com os horários de 18:52 e 19:00. Cabe a pergunta: como ficaram todos os apostadores que incluíram este animal em suas apostas e foram lesados? Aguardamos a resposta da egrégia CC do JCSP. 
 




 

Princesa do Sul

Pelotas mais vez será palco do principal evento turfístico do interior do Brasil, o 78º GP PRINCESA DO SUL, no Hipódromo da Tablada, com a tradicional cobertura do nosso colaborador e membro da Imprensa Limpa do Turfe Anderson 'Cebolinha' Silveira. Serão dois dias de corridas (18 e 19), cinco páreos no sábado e seis no domingo. A principal prova na distância de 2200 metros terá doze competidores, com R$ 10 mil de premiação ao primeiro colocado. A indicação de 'Cebolinha' na ordem será Nikolic, Papão, Mistaken Id, Sonho Olímpico e Don Purse. Caravanas e excursões de várias cidades gaúchas confirmaram presença, e o presidente da entidade Sr. Renato Braga está preparando uma linda festa, cujos detalhes e flashes o PPR trará com exclusividade em sua próxima edição.

Quem desejar assistir as provas pela internet poderá acessar o próprio site dos Jockeys Clubs www.jcrgs.com.br e www.jcpelotas.com.br. Clique sobre os dias para acessar as programações completas de sábado domingo.
 


 

Ele voltou

A foto não está lá estas coisas porque foi tirada muito rápido, mas o fotografado Pepe, nosso companheiro de viagem para Buenos Aires no Latino, está na ponta dos cascos e de volta à Cidade Jardim, por conta de justa liminar. A próxima viagem do catedrático será para o Rio de Janeiro para o GP Brasil em junho, com escala em Aparecida do Norte.
 


 

Acreditando

Sempre irradiando otimismo, nossos amigos Marcelo e Sonia Meyer, titulares do Stud Astor MM e patrocinadores do PPR, foram às compras na semana passada e adquiriram no leilão do Santa Maria de Araras um potro filho de Adriano (foto), e no leilão do Estrela Energia uma potranca filha de Agnes Gold, aumentando o plantel sob o comando do treinador R. Penachio. A propósito, seu Whatever It Takes fez excelente apresentação na última noturna paulistana, perdendo em cima do laço para Spook na prova de abertura da programação. Brevemente mais novidades serão anunciadas. Fica aqui nosso desejo de boa sorte e sucesso nas novas aquisições.
 


 

O campeão voltou

Parece que nosso catedrático 'baixou' mesmo para a casa dos 60%, na semana que passou foram estes seus acertos: Exata - Verboten e A Vous Voir (6,90); Vencedores - Latreb (2,4), É O Cara (1,1) e Dorian Gray (2,5); Placês - Whatever It Takes (3,3) e Dublin Princess (1,1). Para as próximas reuniões, seguem suas indicações.

 

CIDADE JARDIM

Sábado

2º páreo - Agora Mizuki(2) vai favorecida na escala de peso, triplica o capital.

4º páreo - Na pista de areia, Picada (3) poderá confirmar seus bons trabalhos.

6º páreo - Hyannis (5) vai vencer, para formar a exata Kilaura (3), que vai apreciar a reta grande.

Terça Feira

4º páreo - Origem (2), em grande forma e bem supervisionada pelo Flamarion, é a potranca a ser batida.

9º páreo - Uma exata para o Betting, Africa (8), a turma agrada muito, e Exotic Beauty (5), bem colocada na distância.

11º páreo - Na pista de areia e largando junto, Lampião Herói (9) é a pule boa da reunião.

 

GÁVEA

 

Sábado

1º páreo - Correndo um pouco que sabe, Guilhermina (7) neste claiming abre o Pick 3 inicial.

3º páreo - Mesmo competindo novamente com os machos, Naonda (6) é a égua a ser batida.

Domingo

1º páreo - Com selo de garantia do competente V. Nahid, Beauséjour (7), mesmo reaparecendo, não será derrotado. Passando para areia Livrettori (2).

3º páreo - Comandante Dubai (5) favorecido na escala de peso, é dificil perder.

Segunda Feira

1º páreo - Vamos abrir a reunião com pule boa: Vinho Chileno (6) volta a competir na sua turma.

2º páreo - Na pista de areia, Hotel Dorchester (10) vai confirmar seus bons matinais.

Terça Feira

3º páreo - Chevotrine (1) gostou do clima da serra, é encrenca certa aos adversários. Passando para areia, Win Next (3).

6º páreo - Uma exata para os concursos, Sixteen Tons (9), deve permanecer invicta, e Xingu Thunder (1) que deverá agradecer a reta grande.
 


Clackson e sua clientela VIP
 

 

Direto de Nova Iorque

Gozando de merecidas férias, nosso colaborador em Paris Milton Blay, imagino acompanhado da esposa Gisela, cruzaram o Atlântico e estão passeado pelos EUA. Fontes do PPR informam que o casal esteve na última 3ª feira no Stern Auditorium do Carnegie Hall, prestigiando a apresentação do The Mutter-Bronfman-Harrell Trio, com a fantástica violinista Anne-Sophie Mutter, que executou o Trio in B-flat Major, Op. 97, "Archduke" de Beethoven, o Piano Trio in A Minor de Tchaikovsky, e como bis o Allegro con brio do Piano Trio No. 2 in E Minor, Op. 67 de Shostakovich. Nosso colaborador Samir Abujamra, bem como o editor deste site, morreram de inveja do casal.


Correspondente em Paris há 35 anos, Milton Blay, autor do livro "Direto de Paris, Coq au Vin com Feijoada" pode ser ouvido em boletins diários nas rádios BandNews FM e Bandeirantes AM. Além do PPR, escreve semanalmente no site Por Dentro da Mídia e no Jornal Metro.



 

 

Cruzando na frente

Haras Regina com Jardim Di Napoli no Classico Otoño (L) em Maroñas, e na Gávea com Mezzo Giorno, Stud Casablanca com Nanable no Cristal, e Vale dos Reis com Baron Blood em Cidade Jardim, foram nossos patrocinadores que cruzaram em primeiro na semana que passou. A eles nossos cumprimentos.




 

Um Café Por Uma Barbada

Acertar nas carreiras nunca foi fácil, mesmo os grandes especialistas têm derrapado no Café Por 1 Barbada de Karol Loureiro. Esta semana o entrevistado é o titular do Stud Instante Mágico Alcebíades Azevedo, o popular Alce, a quem desejamos boa sorte nas indicações. Confira via site JCB clicando aqui.
 

Que País é Esse?

O tema que eu tinha pensando em abordar esta semana era a aberração (mais uma) que acontece aqui em terras tupiniquins, do réu indicar amigos para julgá-lo no STJ, mas com a prisão deste marginal Vaccari vamos deixá-lo para outra edição. As seleção das charges não foi fácil, a última do advogado é genial! 










 


 

Futebol

Começando pela Liga dos Campeões, as partidas desta quarta-feira foram sensacionais, a começar por mais um show de bola 3x1 do Barcelona desta feita sobre o PSG sem Ibra e com aqueles dois pernas-de-pau da seleção brasileira, especialmente o chorão David Luiz, que com certeza jamais vai esquecer das canetas que tomou nesta partida, como ainda não esqueceu daqueles 7x1. Por falar em Alemanha, outro zagueiro brasileiro medíocre, o tal de Dante, com uma pixotada infantil, pode ter tirado o forte Bayern do torneio, simplesmente não dá para entender como Guardiola escala de titular um peladeiro deste nível, será que no seu milionário plantel não tem ninguém melhorzinho? As partidas da terça feira tiveram resultados normais, empate no clássico madrilenho e vitória magra por 1x0 em casa da Juventus - barbada absoluta do especialista Serginho Clackson - sobre o Mônaco, que vai ganhar na França e tirar a 'velha senhora" do baile.

Pela Libertadores, a maior emoção da rodada ficou para o Grupo 6 do River Plate, que se classificou em segundo graças à incrível vitória por 5x4 do mexicano Tigres sobre o peruano Juan Alrich. As derrotas dos dois times mineiros para mim não foram surpresa alguma, surpresa serão suas classificações, como também a do São Paulo.

Pelo Paulistão, os grandes não tiveram trabalho para superarem seus adversários, a não ser o Corinthians que, como de hábito, precisou da ajuda do trio de arbitragem para vencer a Ponte Preta. Minha lógica da semana passada mudou, acho que chegarão na final Palmeiras e Santos, a resposta teremos neste final de semana.

A nota triste do esporte nesta semana foi a absurda demissão do vetereno e brilhante jornalista Claudio Carsughi pela Rádio Jovem Pan. Eu que era ouvinte fiel desta rádio, agora fiquei orfão, porque ouvir Vampeta na Pan e  Milton Neves e o 'craque' (?) Neto na Band não tem a menor condição. 





 

Santos

O 'Peixe' deve vencer o fraco São Paulo sem dificuldades na Vila Belmiro no próximo domingo e chegar a mais uma final do Paulistão, para mim como favorito.
 

 

Palmeiras

Algo me diz que o Verdão pode quebrar a longa invencibilidade do Corinthians na Arena BNDES, isso se não vingar a máxima "Caiu em Itaquera, o juiz opera". Meu palpite é que desta vez não haverá pênalti a favor do mandante nem gol legítimo do adversário anulado, o juiz vai expulsar um ou dois jogadores do Palmeiras, incluindo o mago Valdívia.
 

São Paulo

Mais uma vez o São Paulo, sem jogar absolutamente nada, venceu por sorte na Libertadores, mas deve enfrentar enormes dificuldades mesmo para empatar a última partida em casa contra o Corinthians, resultado que pode classificá-lo pelo saldo de gols, já que o San Lorenzo chegará fácil aos 10 pontos. O melhor lance do jogo desta quarta-feira em Montevideu foi a entrevista de Rogério Ceni após a partida, o que explica a razão dele ser chamado de Mito pelos sãopaulinos, e odiado pelos adversários! Clique aqui  e veja o que aconteceu.

 

Corinthians

Mais uma vez o chamado 'apito amigo' trabalhou numa partida decisiva, e o Corinthians vai para a semifinal do Paulistão contra o arqui rival Palmeiras, vamos ver se com o time completo ou não, já que garantiu a classificação na Libertadores, graças ao empate sem gols contra o San Lorenzo. 
 


 

 


Apoio produção do Pega Pelo Rabo:

MARCELO LEFÈVRE
Consultor em RH

Currículos, entrevistas e seleção de profissionais


Apoio divulgação do Pega Pelo Rabo:


O ponto de encontro da inteligência com a sensibilidade.