7 GP's Brasil


Este site, fundado em
maio de 2003, é elaborado por
Marcelo Lefevre,
com a colaboração de
Anderson "Cebolinha" Silveira, Arnaldo Marques Loureiro, Edson "Agnes Gold" Watanabe, Eduardo Garcia (EUA), Eduardo Silva, Felipe Passantino, Jaime Ballalai, Jô "Much Better" Garcia, Milton Blay (Paris), Milton "Giorgio Vergano" Moreno Garcia Jr., Nixon "Grimaldi" Mendonça, Roberto Carlos Micka, Sergio "Clackson" Christianini,
Samir Abujamra.

Patrocinadores:
 Coudelaria F.B.L., Haras Dilema, Haras Moema, Haras Regina, Stud 13 (Recife), Roberto Magela, Stud Astor MM,
Stud Casablanca, Stud Champion Spirit, Stud Nicholas e Enrico Jarussi, Stud Nova República, Stud Turf Paixão, Stud Vale dos Reis, Thomas Weda Spalding.


Se quiser receber esta coluna
Contato

 

PPR NO FACEBOOK

Para participar clique aqui 

  
                            Edição atual: nº 184                                                                                         Edição anterior:  nº 183     

 

 
 

 
Fechando 2014

 

Uma edição diferente para fechar o ano, mais enxuta, sem algumas seções, ênfase total na magnífica festa da Madalena.

Dias atrás recebi queixa de leitor dizendo que não havia dado o devido destaque à façanha de Jorge Ricardo ao vencer o Pellegrini, isso quando nossa tela de abertura foram duas fotos e uma legenda sobre o tema, uma do campeão recebendo as taças, e a outra dele também galopando nos metros finais rumo ao disco, com a legenda Ídolos Portenhos. Respondi ao leitor, aliás meu amigo particular, que para quem gosta de mesmice, melhor mesmo é não ler o Pega Pelo Rabo.

Quem me acompanha aqui no PPR, já a caminho dos 12 anos de vida, deve estar lembrado das várias vezes que escrevi que o meeting do Arco do Triunfo, que já cobri tantas e tantas vezes, servia para 'recarregar minhas pilhas' normalmente já quase no final em outubro, principalmente devido ao convívio com o pobre e moribundo turfe paulista. Como este ano, por razões de saúde, não pude ir a Paris, a situação já estava ficando dramática, 'estava' porque felizmente chegou o final de semana do Bento Magalhães para botar tudo nos devidos lugares.

Peço aos leitores que prestem atenção às palavras sobre e festa na Madalena ditas por Roberto Magela (seja bem-vindo ao PPR meu caro), no já obrigatório programa de Karol Loureiro 1 Café por 1 Barbada desta semana, e as tomem como minhas.

   Desejamos aos nossos leitores um 2015 melhor para o Turfe que tanto amamos, que ele consiga sobreviver a tudo e a todos.

Voltaremos ao ar no dia 6 de fevereiro.

Em tempo - Sobre a legenda 7 GP's Brasil da foto de abertura, lembramos que J. M. Silva ganhou a prova montando Aporé (79), Gourmet (82), Grimaldi (86), Bowling (87) e Flying Finn (90), e J. Ricardo venceu com Falcon Jet (92) e Much Better (94).
 

"A recordação é a esperança do avesso.
Olha-se para o fundo do poço como se olhou para o alto da torre."
(Gustave Flaubert)

 

Tema musical  

Mais Caetano para terminarmos em alto nível 2014, selecionamos dois lindos temas, cujas melodias e letras trazem mensagens de alegria e esperança de tempos melhores. Clicando acima em tema musical ouçam Sonhos, e clicando aqui  Trem das Cores. Desculpem-me pela falta de modéstia, mas só mesmo leitores do Pega Pelo Rabo têm o privilégio de curtir músicas desta qualidade semanalmente. 
 

 

Você sabia?

Agusti Torelo é um 3 anos castanho filho de Amigoni e Reina Dora, por Roi Normand, criação do Haras Garcez Castelano e propriedade de Marcos Ferreira da Silva, que competirá na terceira prova da noturna carioca, última reunião de 2014, pilotado por L. S. Machado e treinado por M. Ferreira(CT). Quem arriscar uns trocados em suas patas, certamente terá boas chances de passar um farto revéillon, pois ele deverá pagar muito bem.

Agustí Torelló foi um violinista, maestro, compositor e professor de música catalão nascido em Sant Sadurní d'Anoia em 1863 e falecido em Barcelona em 1932. Agustí Torelló Mata é também uma famosa vínicola da Catalunha, produtora do Nature Gran Reserva Brut 2004, um típico espumante espanhol de bom volume, seco e bem equilibrado, rico em aromas de fruta tropical madura, mel, flores e mineral, cuja principal característica é o frescor. Um dos dois certamente foi quem inspirou o criador na escolha do nome do animal, eu arrisco que foi a vinícola.
 


 


 

Esquenta da festa 

Chegando cansado na 5ª feira à noite em Recife, a pedida foi comer aquela pizza básica no Tomaselli, na companhia dos irmãos Dargevitch, e em seguida descansar. Mas no almoço da 6ª feira o cardápio foi bem diferente, e no famoso Spettus, na companhia de vários amigos, entre os quais os Dargevitch, incluindo Wagner filho do Gilberto, mais Bruno Rodrigues, Alexandre Pereira, o afamado urologista Dr. Nelson, João Carlos Paiva Dias, o popular JC, na base, pelo menos a minha, de frutos do mar, especialmente lagostas e camarões, acompanhados de salada de palmitos e endivias, e aquele chope bem gelado, uma delícia!
 


 




 

Haras Depiguá

Sábado a programação começou com uma vista matinal ao Haras Depiguá, em Gravatá, a Campos do Jordão dos pernambucanos, cidade serrana de clima ameno, na sempre agradável companhia do trio de amigos Carlos Baltar (titular das sedas), Ricardo Maranhão e Silvio Botelho. Conheci excelentes instalações, funcionários dedicados, lindos animais, e tive o especial prazer de rever o craque Recompensado, além do bicampeão do Bento Gonçalves Starman, ambos hoje na reprodução do criatório, bem como de saborear a deliciosa cachaça orgânica Serra Limpa, acompanhada de petiscos, frutas e doces servidos naquele capricho. Por volta do meio dia o retorno à Recife para não perdermos o primeiro páreo da sabatina, corrido às 13h30.
 










 

Sabatina

Se fosse para assistir à missa não chegaríamos tão religiosamente no horário como chegamos na Madalena, que já com bom público veria correr às 14:50 o Prêmio Marcelo Lefevre (foto 1), uma homenagem do Jockey Clube de Pernambuco a este modesto cronista, que publicamente agradece pela lembrança, lembrança que, em Porto Alegre este ano por ocasião do Bento Gonçalves, infelizmente não aconteceu, imagino até o porquê. A prova em nossa homenagem foi vencida por Alain, condução de A. Maciel, treinamento de M. L. Maciel e propriedade do Stud L & M, e o replay ficamos devendo, já que o site oficial também estranhamente não o divulgou. Nas fotos abaixo vemos o presidente do JCPE Paulo Paiva feliz com a vitória de seu Perfect Event (ARG) com A. Queiroz no GP Natal (G3) corrido em Cidade Jardim; Marcelo Lefèvre com a taça entregue ao vencedor e chupando um picolé de cajá; o 'discreto' tênis do nosso colega carioca André Cunha, igualmente homenageado com um páreo em seu nome; treinadores D. Guignoni, V. Paim e V. S. Lopes, acompanhados do presidente Paulo Paiva.
 



















 

Jantar em homenagem

Sábado a noite, ainda no magnífico Spettus, aconteceu o jantar em homenagem ao nosso grande campeão Jorge Ricardo, contando entre outros, com as presenças de André Cunha, D. Guignoni, Clóvis José Paiva; Laércio Sabato (desta feita bem acompanhado) com de Serginho Paiva e o titular do Stud Sampaio Fernando Sampaio; Karol Loureiro devorando com aquele seu conhecido e incomparavel apetite um petit gateau que de 'petit' não tinha nada, haja visto quanto dele sobrou; o homenageado da noite (gostou Xará?) e este cronista; o titular do Stud Rancho Flash de Sobral-CE Oman Carneiro e Estanislau Petrochinski, também com Ricardinho.
 


















 

Domingo de Bento I

E finalmente o grande dia! Madalena lotada como nunca para saudar Jorge Ricardo. Na primeira foto o trio Maranhão, Botelho e Baltar; na segunda os turfistas Roberto Magela e Claudio Dargevitch; na terceira o popular 'JC' e os irmãos Giba e Claudio; na quarta André Cunha com a esposa e filhas de Jorge Ricardo, Renata, Giovanna (em pé) e Luana (no colo); fechando a série Sergio e Serginho Paiva com Juvenal Machado da Silva.
 
















 





Domingo de Bento II

Na primeira foto este cronista e Maeco Cortez com os profissionais da imprensa local, prestigiando em grande número o evento; depois Thomas Weda Spalding e Kelvin Turrin; Claudio 'Vista Limpa' Dargevitch como sempre 'quebrando a banca' nos arremates; João Carlos Paiva e este cronista enfrentando o calor e saboreando uma água de coco geladinha.
 










Domingo de Bento III

A tradicional foto dos jóqueis da prova principal, da esquerda para a direita F.E. Souza, A. Queiroz, Z.M. Rosa, A. Paiva, F. Henrique, Ricardo, A. Maciel, Fabio Silva e o vencedor da prova Bruno Reis; Jorge Ricardo e Antonio Queiroz gentilmente atendendo os fãs no padoque; F. Henrique e este cronista; Bruno Reis, vencedor do Bento com Montardon e Serginho Paiva, momentos antes da largada.
 





 


 

Domingo de Bento IV

Aspecto do público lotando a Madalena; os irmãos Dargevich, felizes com a vitória de Montardon, recebendo alta quantia no arremate que faturaram no Bentão; o tordinho Eliakin, criação do Depiguá e propriedade da Coudelaria F.B.L., filho do craque Recompensado; jornalista Karol Loureiro, nossa colega da Imprensa Limpa do Turfe e editora da Revista Turf Brasil, entrevistando J. M. Silva; titular do Haras Bongy Luiz Roberto Medeiros e seu  belo cão Bongy, acompanhado de Claudio Dargevitch.
 







 




 

A epopéia da volta

Como prometi contar em nossa página do FB, a viagem de retorno para São Paulo foi uma verdadeira aventura, com saída de Recife às 16h30 da 2ª feira e chegada em casa às 9:30 da 3ª feira. Ocorre que o aeroporto de Guarulhos estava fechado devido às chuvas torrenciais, de modo que o avião da TAM que chegaria por volta das 19hs foi obrigado a pousar no Galeão, isso já beirando às 21hs. Como outros dez voos da companhia foram também desviados para o Rio, ao aterrisarmos nem ônibus havia para desembarcar os passageiros. Resultado, foram todos conduzidos (de táxi) e acomodados no Windsor Barra (distante aproximadamente 1 hora do Galeão), às 2:00 foi servido um jantar completo para dezenas e dezenas de passageiros, alguns dos quais tiveram tempo apenas de subir para os quartos, tomar um banho e voltar para a recepção, onde mais uma vez foram acomodados em táxis em direção ao Galeão ou Santos Dumont, onde reembarcaram para seus destinos. Talvez prevendo o que iria acontecer, já que havia um padre no avião (o que dizem dá um azar tremendo), Claudio Dargevitch relaxou antes do voo, como vocês poderão constatar pelas fotos, na primeira segurando a mochila com o dinheiro, e na segunda mais tranquilo, já que eu fiquei segurando a grana. A terceira foto mostra a confusão no saguão do Galeão na hora da nossa chegada.
 






 

Noite feliz

A convite do amigo e turfista Jorge Castro e na companhia de seu filho Bruno e de Eduardo 'El Sheik' Bechara (aquele que tempos atrás sugeriu levar a mesa do redondo para Dubai), passamos agradável noite de Natal saboreando um lauto jantar preparado pela Dna. Teresinha, na base de pato, salpicão, deliciosos pães de queijo e uísque de primeira linha, além de sorvetes variados. Como os amigos poderão reparar, o catedrático Bechara, além de especialista nas carreiras da Gávea, revelou-se excelente cortador de aves. Ambos os amigos foram presenteados por este que vos escreve com lindos e sugestivos calendários para 2015.







 










 

O campeão retornou

Em boa hora nosso catedrático retornou, porque meu desempenho como seu substituto foi pífio na semana passada, de sete indicações acertei apenas Balada Eletrônica (com as calças na mão) e Gates Of Haven, as demais pouco produziram, sendo Farrier o maior fracasso. A torcida agora é para fecharmos o ano com muitos acertosbem, as indicações seguem abaixo.
 

GÁVEA

 

bado

6º páreo - A chamada saiu fraca para o potro do Alvarenga, Desejado Music (3)

9º páreo - Voltando a tomar lasix, a égua Mi Morena (8) deverá vencer.

10º páreo - Ajaezado (2) vai competir na areia onde rende muito.

Domingo

6º páreo - A turma saiu camarada para Hanna de Ipacaray (6), devendo vencer com bom rateio.

7º páreo - Em grande forma, Beautiful Point (2) é o animal a ser batido.

10º páreo  Agora competindo só com as fêmeas, Rainha do Calu (2) é pule boa para os concursos.

Segunda Feira

3º páreo - Senhor Doutor (1) volta no claiming desfalcado de valores.

4º páreo - O potro argentino Fidedigno (7) volta a competir na areia, onde sua estréia foi convincente.

6º páreo - Veneno Letal (4) vai pontear como gosta. Pule interessante para os concursos.


 

 

Direto de Paris

Quero aproveitar este espaço para agradecer de público ao amigo e famoso jornalista e escritor Milton Blay, nosso colaborador em Paris, pelas brilhantes matérias produzidas para o Pega Pelo Rabo ao longo de 2014, que sem a menor dúvida elevaram mais ainda o nível do nosso site, passando aos leitores seus comentários sobre a política internacional e nacional. Milton está no momento passando o final de ano na Sicilia, e voltará conosco em fevereiro com outras interessantes e esclarecedoras matérias. Grande abraço Miltão, extensivo à Gisela, e um carinho especial na cadela Bumba.


Correspondente em Paris há 35 anos, Milton Blay, autor do livro "Direto de Paris, Coq au Vin com Feijoada" pode ser ouvido em boletins diários nas rádios BandNews FM e Bandeirantes AM. Além do PPR, escreve semanalmente no site Por Dentro da Mídia e no Jornal Metro.


 

Cruzando na frente

A foto inicial marcou a primeira das quatro vitórias de Jorge Ricardo na Madalena, com o animal Robinson Crusoé, que no programa aparece como propriedade do Stud Irmãos Pereira (mudou o nome Paulo?), mas que pertence ao nosso patrocinador Stud 13, como se pode observar pela farda na segunda foto, onde ele é festivamente recebido na raia por Marco Cortez, Paulo Paiva, Tonheca Sultanum, treinador M. Ferreira, Luciano Pereira e nosso caro Paulo Fernando Pereira. Venceram também na semana que passou Balada Eletrônica da Coudelaria F.B.L., Immaculé e Universal Law do Haras Regina, Gates Of Haven e Rei das Baladas, este em Cidade Jardim (ficamos devendo a foto), ambos de Nicholas e Enrico Jarussi. Parabéns para todos.












 

Joqueadas da semana

O jóquei desta semana não poderia ser outro que não o grande campeão Jorge Ricardo, que mandou quatro para o barbante na Madalena, e só não foi para o disco no Bento porque seu conduzido Ballian foi alcançado no percurso, sofrendo profundos cortes que o impossibilitaram de render o que sabe e o que rendeu no Edísio. Um turfista iniciante me perguntou se Ricardo ganhou tantos páreos porque lhe foram dados os melhores cavalos para montar, eu respondi que não, de uma forma geral os animais que competiram se equivalem, a questão é que eles gostam mais de ser montados por Ricardo, é isso, simples assim.   


 

 


 

 

Um Café Por Uma Barbada e Rede Turfe na TV

Fechando o ano com chave de ouro Karol Loureiro entrevista esta semana desde João Pessoa no 1 Café por 1 Barbada o simpático turfman Roberto Magela, que recentemente ganhou um bonito PE em Cidade Jardim com seu Caborteiro. Magela com certeza caprichou nos estudos, vale a pena anotar suas marcações e fazer uma fezinha.

Já o programa Rede Turfe na TV desta semana, apresenta a mensagem do comissário de corridas Sergio Samuel, outras alusivas ao Natal de profissionais do turfe carioca, entrevistas com o starter Euclides Freire, com o treinador Marcos Aurélio e com os jóqueis Wellerson Freitas e Carlos Henrique, além dos comentários dos páreos principais do Cristal, da Gávea e de Cidade Jardim, notícias, informações e debates. Apresentação do jornalista João Carlos Faro, participações especiais de Joemil de Sousa, Fernando Lopes, Jorge Ignacio e Antonio Cesar Leal.

Acompanhem os dois programas via site do JCB clicando aqui
r

Que País é Esse?

Ainda na linha do "rir para não chorar", mais uma seleção de charges para divertir nossos leitores. Na minha opinião, Dilma ainda não demitiu Graça, ou porque ela ameaçou abrir o bico, ou porque ainda não acharam algum maluco com peito para assumir um pepino do tamanho que virou a Petrobrás. Outra coisinha, apenas mais uma curiosidade minha do que qualquer coisa, esta ex-gerente Venina é casada, tem filhos, etc, etc? Pergunto por que já li diversas matérias sobre ela, e nenhuma toca neste particular.
 










 


 

Futebol

Nada mais entediante do que este período de entresafra de futebol, não acontece nada de novo, e as páginas esportivas dos jornais cada vez mais pobres, não vejo a hora de começar a Copa São Paulo de Futebol Junior.

O destaque deste final de ano foi a vitória no mundial de surfe de Gabriel Medina, que merece todos os cumprimentos, desde que não suba a rampa do Palácio do Planalto para aquele indigesto beija-mão.

Em relação ao futebol, mais uma acertada previsão do PPR, o adversário do Corinthians na PRÉ-LIBERTADORES (em caixa alta e negrito porque tem torcedor para quem ainda não caiu a ficha, meu genro é um deles) será o Once Caldas, que para quem não sabe já foi campeão da Libertadores em 2004 e tem seu campo, um verdadeiro alçapão, a 2600 metros de altitude. O OC como é conhecido, é várias turmas superior ao Tolima de triste memória, para muitos.
 


 

 

 

 
 


Apoio produção do Pega Pelo Rabo:

MARCELO LEFÈVRE
Consultor em RH

Currículos, entrevistas e seleção de profissionais


Apoio divulgação do Pega Pelo Rabo:


O ponto de encontro da inteligência com a sensibilidade.