Rembrandt - O Cavaleiro Polaco (1655), Coleção Frick, Nova York, EUA.
 


Este site, fundado em
maio de 2003, é elaborado por
Marcelo Lefevre,
com a colaboração de
Anderson "Cebolinha" Silveira, Arnaldo Marques Loureiro, Edson "Agnes Gold" Watanabe, Eduardo Garcia (EUA), Eduardo Silva, Felipe Passantino, Jaime Ballalai, Jô "Much Better" Garcia, Milton Blay (Paris), Milton "Giorgio Vergano" Moreno Garcia Jr., Nixon "Grimaldi" Mendonça, Roberto Carlos Micka, Sergio "Clackson" Christianini,
Samir Abujamra.

Patrocinadores:
 Coudelaria F.B.L., Haras Dilema, Haras Moema, Haras Regina, Stud 13 (Recife)Stud Astor MM,
Stud Casablanca, Stud Champion Spirit, Stud Nicholas e Enrico Jarussi, Stud Turf Paixão, Stud Vale dos Reis, Thomas Weda Spalding.


Se quiser receber esta coluna
Contato

 

PPR NO FACEBOOK

Para participar clique aqui 

  
                            Edição atual: nº 180                                                                                         Edição anterior:  nº 179     

 

 
 

 
Zero por zero, Edísio e Rembrandt

 

Trocando ideias sobre a situação atual do pobre turfe brasileiro com um dirigente, amigo e engenheiro de formação, ele resumiu e definiu o cenário de forma diferente, para não dizer dramática: - É como dividir zero por zero, ou seja, uma verdadeira aberração matemática, que não obedece a nenhuma lógica, somada à habitual e conhecida fogueira de vaidades que permeia TODOS os Jockeys Clubes do País, indistintamente, rico brigando com rico, enfim, um triste panorama que levará inexoravelmente a atividade à falência.

Mas antes que isso ocorra, e para não me chamarem uma vez mais de terrorista ou derrotista, destaco a única exceção que conheço a esta esta regra, é o turfe pernambucano, que neste final de semana tem no meeting do Edísio Pereira o início de sua festa maior, que culminará no dia 21/12 com a prova mais importante do turfe nordestino, o GP Bento Magalhães, que mais uma vez contará com a cobertura ao vivo do Pega Pelo Rabo. Para maiores detalhes sobre o Edísio, programação completa e demais informações clique aqui.

Nossa tela de abertura é uma homenagem ao amigo, enxadrista e turfista Aron Antunes Correa, grande admirador do 'Mestre' Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669), um dos maiores nomes da história da arte européia e o mais importante pintor holandês de todos os tempos.   

 


Efigênio, o ganhador do Edísio 2013
 

"A vaidade é um princípio de corrupção."
(Machado de Assis)

 

Tema musical  

Prosseguindo com o ciclo Paulinho da Viola em homenagem aos 50 anos de carreira deste genial cantor e compositor, mais duas jóias.
A primeira de autoria de Cartola na voz de Paulinho acompanhado do autor, chamada Amor Proibido (clique aqui para ouvir).
A segunda Coração Leviano, letra e música de Paulinho, que vocês ouvirão clicando acima em tema musical. Vamos ver se agora o amigo João da Vai-Vai dá sinal de vida... 

Você sabia?

Rue Lepic é uma 3 anos filha de Crimson Tide e Closerie Des Lilas, por Parme, de criação e propriedade do Haras Itá-Kunhã,  que estreará na 5ª prova da domingueira carioca, pilotada ela joqueta Lu Andrade, com treinamento a cargo de J.M.B. Aragãos.

Rue Lepic é uma rua localizada em Montmartre, no 18º arrondissement de Paris (estação Blanche do metrô), onde de 1886 a 1888, no terceiro andar do n° 54, viveram Van Gogh e seu irmão Théo. Outra curiosidade sobre a Rue Lepic envolve Louis Renault, que após construir seu primeiro carro em 1898, chamado de Voiturette, apostou com amigos que sua invenção seria capaz de subir a inclinação da Rue Lepic. Além de ganhar a aposta, Renault ainda recebeu 12 encomendas definitivas para o veículo. Meus antepassados, famosos fabricantes francêses de biscoitos Lefèvre-Utile, mais conhecidos em todo o mundo pelas iniciais LU, tinham um outdoor na Lepic, como vocês poderão observar no canto superior direito da foto.
 


 

Os apelidos no Turfe 

Tinha certeza que os cariocas não ficariam atrás dos paulistas também em matéria de apelidos, como aliás de alguns anos para cá já não estão em matéria de turfe em geral, muito pelo contrário, galopam cada vez mais folgados na frente, só na boca, como costumamos dizer.

Nosso colega da Imprensa Limpa do Turfe e amigo André Cunha (qual será seu apelido, heim?) nos envia alguns: Dragão - V. Gil, Borboleta - A. Mota, Neném - V. Nahid, Vagareza - J. A. Borioni, Pitonho - A.R. Silva, Biduca - J. A. Lopes e Pancho - J. F. Marchant.

Já nosso leitor Pedrinho Pisca (Pisca está parecendo apelido...), aumenta a lista com profissionais que militaram ou ainda militam na Gávea: G. Alves - Vovô, Altamir Vieira - Magro, O.Ribeiro - Bolinha, S.P.Gomes - Velha, N.P.Gomes Fº - Jonjoca, F.Abreu - Chico Preto,  G.A.Feijó - Paraíba, O.M.Fernandes - Zuniga, Orlando Serra - Nariguete, Juvenal Machado da Silva - Nanau e Jabuti, José Machado - Fumacinha, J.D.Moreira - Tote, A.Ricardo - Bananeira, E.Barbosa - Xopotó, M.B.Santos - Jacaré, R.L.Santos - Zé Ligeiro, R.Carrapito - Eterno Galã, L.G.F.Ulloa - Leléu, J.C.Sampaio - Alemão, O.J.M.Dias - Cai-Cai.

Com o "Parrudo" do Sr. Alcides Morales encaminhado pelo turfman José Carlos Fragoso Júnior e mais o Imposto de Renda de I.R. Mendes, já temos uma boa quantidade de apelidos, mas certamente faltam outros, que continuamos aguardando pelo email marcelo@pegapelorabo.com.br
 


Valdinei Gil, o popular Dragão

 

Férias forçadas

Uma fratura no tornozelo foi o resultado da queda de Josiane Gulart do potro Pioneiro na 4ª prova da última noturna paulistana. Seu retorno às pistas após a cirurgia está previsto apenas para o segundo trimestre de 2015, até lá minhas habituais acumuladas de vencedor estão suspensas, devendo ser substituídas por outras com R. Maia.
 


 

 

O campeão voltou

Sem nenhuma ocorrência veterinária, na semana que passou nosso catedrático não repetiu suas performances anteriores, mesmo assim acertou os vencedores de Deidree (1,8) e Joan Nobody (3,1), além dos placês de Corocurtido e Jackson Dance (ambos 1,0) e de Duke D'Eyjur (1,8). Para esta semana ele promete ampla reabilitação. Anotem suas marcações.

 

GÁVEA

 

Sexta Feira

2º páreo - Numa turma desfalcada e voltando a competir com as fêmeas, Ancar de Nueve (6) dificilmente perderá.

5º páreo - Medicado de lasix, Rainha do Calu (4) deverá confirmar sua boa estreia.

Sábado - pistas programadas

4º páreo - Bebê Alegre (1) vai agradecer o aumento de distância. Passando para areia, Vester (6).

6º páreo - Em grande forma, Agua de Los Campos (5) é pule interessante para os concursos. Passando para areia, Mister Siphon (1).

Domingo - pistas programadas

4º páreo - Se correr desferrada, Bella Chiara (5) vai vencer. Passando para areia, Alta Performance (7).

7º páreo - A turma enfraqueceu para Big Brutus (3). Passando para areia, Filho do Vento (7).

Segunda Feira - pistas programadas

2º páreo - Caindo para o claiming, o uruguaio Jourdan (4) não vai perder.

3º páreo - Mesmo repicado, Arigato (5) é força absoluta.
 

 

CIDADE JARDIM

 

Sábado - pista de areia

2º páreo - Corrida favorável para Yaroslav (3), deve aparecer no final.

6º páreo - Com a transferência de pista, Ditado do Park (1) é o animal a ser batido.

10º páreo - Candieiro (7) na pista de areia deverá confirmar seus bons trabalhos.

Segunda Feira - pistas programadas

2º páreo - Blue Di Job (3) caiu muito de turma, na transferência de pista fica absoluto.

4º páreo - O amigo Claudio Miragaia vai para foto com Kosovo Secreto (8) que larga e acaba. Passando para areia, Unwild (5).

5º páreo - Olympic Ezeiza (7) largando junto é a potranca a ser batida, passando para areia, Soleira (4).

 


'Clackson' e Andrea Portes do No Fear Stud
 

 

Direto de Paris

Putin, o pária do mundo -  As imagens que nos vieram da Austrália e atravessaram o mundo, dias atrás, não podiam ser mais transparentes: Vladimir Putin, o chefe do Kremlin, com um prato de comida nas mãos, sozinho, cara amarrada, procurando um lugar para sentar. No churrasco de chefes de Estado e de governo do G20, teve de se contentar em dividir a mesa com um outro personagem que passou à margem do encontro: Dilma Rousseff. Cada um de um lado da mesa, sem se falar, sem nem ao menos trocar um olhar. Putin foi tratado como um pária pelos principais dirigentes ocidentais, que não hesitaram em dar o recado: - Saia da Ucrânia!

A hostilidade foi tamanha que, para se salvar da humilhação, abandonou a cúpula e voltou para casa. Só mesmo Dilma, por razões que a própria razão desconhece, ficou neutra. E assim o Brasil perdeu mais uma boa oportunidade de se posicionar do lado do bem contra o mal.

Mas isso está se tornando uma banalidade... A presidente, tão sensível à luta anti-imperialista, poderia acordar para o fato de que a única potência imperialista dos nossos dias chama-se Rússia. Moscou não respeita a integridade territorial nem a soberania dos Estados, anexou parte da Georgia, a Criméia, está a um passo de fazer o mesmo com Donetsk e a Trasnistria (Moldávia). Diante da impossibilidade de recriar a União Soviética (Putin considera o fim do bloco comunista o maior erro da Historia), o chefe do Kremlin defende o direito de possuir "zonas de influência", como se o mundo não tivesse saído do século 20 e continuasse a ser fruto do equilíbrio de potências. Como ao tempo do equiíibrio do terror, quando se chegou a um passo da guerra nuclear.

O melhor, ou pior, é que a Rússia é hoje um país em frangalhos, nada a ver com a poderosa URSS do passado. A queda do preço internacional do petróleo pesa muito sobre a economia deliquescente. O rublo despenca. E a Criméia custa caro. As sanções ocidentais ainda mais.

O problema é que Putin, com seu sonho de Czar, joga uma última cartada desesperada: o hipernacionalismo.

Para tanto, conta com o inimigo externo, única forma de desviar a atenção de sua população e apontar um culpado pela situação catastrofica das finanças do Kremlin.

Putin não parece disposto a recuar, apesar de todas as críticas que o fustigaram em Brisbane.

Ainda não é uma nova Guerra Fria, mas não estamos longe.
 


Correspondente em Paris há 35 anos, Milton Blay, autor do livro "Direto de Paris, Coq au Vin com Feijoada" pode ser ouvido em boletins diários nas rádios BandNews FM e Bandeirantes AM. Além do PPR, escreve semanalmente no site Por Dentro da Mídia e no Jornal Metro.

 

A sorte do Argemiro

Parece que os ventos da sorte voltaram a soprar para os lados do bizarro Argemiro do Bom Retiro. Tal como o personagem central do imperdível e premiado filme de Paolo Sorrentino La Grande Bellezza (clique aqui  e assista o trailer), ao completar 65 anos no último dia 21 o folclórico turfista resolveu fazer uma fezinha diferente e comprou cinco bilhetes da Federal com a centena 265, e não deu outra, bateu na cabeça, primeiro prêmio! Com tanta grana assim em caixa, as vendedoras de pules em Palermo e San Isidro com certeza terão trabalho extra nos dias 12 e 13 de dezembro.
 


 

Moda Turfe

Para aqueles que acompanham e curtem as fotos que ilustram o Pega Pelo Rabo, pode até parecer simples fotografar cavalos, mas posso garantir que não é mesmo, estão aí os nossos colegas especializados (alguns nem tanto...) para confirmarem. Pintar cavalos então é infinitamente mais complicado, tarefa reservada somente para famosos artistas, muitos dos quais nossos leitores conheceram nos primeiros tempos do PPR.

Mas o cavalo é um animal tão bonito e expressivo, que mesmo pintores anônimos com razoável talento conseguem bons resultados, como este da imagem abaixo.


 

Cruzando na frente

Pilotado por A. Mesquita venceu linda carreira na última domingueira paulistana o 4 anos Hastings, de propriedade do amigo e patrocinador Thomas Weda Spalding. Tão bonito quanto, além de surpreendente, foi o triunfo do castanho do Stud Champion Spirit Bite The Bullet na sabatina carioca, numa direção pra lá de inspirada de B. Pinheiro. Já Belvoir, do Daltex, em atropelada fulminante sob a condução de Marcelo Gonçalves, ganhou com pule alta a 7ª prova da noturna carioca, para alegria do sãopaulino Antonio Carlos Teixeira, o popular "Ica". Nossos cumprimentos a todos.






 

Joqueadas da semana

Ruan Maia vive excelente fase em sua carreira, ocupando atualmente a 9ª posição nas estatísticas com 22 vitórias, 4 das quais obtidas no último final de semana, a mais bonita delas a meu ver no dorso de Cloudbuster na 6ª prova da noturna na distância de 1800, metros, num percurso perfeito, cujo replay vocês poderão conferir clicando aqui


 

Pixotada da semana

Desta vez não vai para nenhum jóquei, vai para quem faz os cortes (sei lá como se chama esta função) no telão durante as transmissões em Cidade Jardim. Ou existe uma orientação superior para boicotar as carreira da Gávea, o que sinceramente não acredito porque seria estupidez demais, ou é incompetência mesmo, somada ao desconhecimento total do que é de interesse do apostador. Na última segunda-feira cortaram o replay de uma chegada de arrepiar na 2ª prova da Gávea, onde inclusive aconteceu empate na primeira colocação, para mostrar os animais entrando na raia de Cidade Jardim para o cânter de uma prova de Puro Sangue Árabe??? E não deu outra, claro, uma estrepitosa vaia foi ouvida nas arquibancadas.

 

 

Bombas da semana

A maior bomba da semana foi Bute em Cidade Jardim, que estreou em 18/8 em 1400 areia chegando 6º em 7 a 11 1/2 corpos, e em sua segunda apresentação em 11/10  arrematou  9º em 10 a 17 3/4 corpos na mesma distância, porém na grama. No último domingo, desta feita no retão gramado, não deu confiança aos adversários e ganhou com facilidade, rateando 17/1. Só com bola de cristal mesmo...

 

 

Banhos da semana

Arqueiro não é nenhum craque, longe disso, mas naquela chamada do último páreo da sabatina carioca e vindo de um 5º a 3 /12 corpos numa prova de G3, tinha amplo destaque, tanto que seu rateio foi de 1,6, com V. Gil na pilotagem. Pois bem, ele chegou 7º em 9, sem jamais dar a menor impressão, e sem qualquer ocorrência veterinária. Olho vivo na próxima. 

 

 

Torcendo desunidos, permanecendo unidos

Aqui vai uma singela homenagem do PPR ao querido casal Aíres e Subeida Mendonça, titulares do Stud Rancho 3 de Goiânia, ele torcedor ferrenho do Clube Atlético Mineiro, campeão da Copa do Brasil, e ela fanática torcedora do arquirival Cruzeiro, bicampeão do Brasileirão. Entre as dezenas de fotos do casal que pesquisamos em nossos arquivos, destacamos duas em que ambos aparecem muito alegres, a primeira do atleticano fazendo suas apostas no Tarumã, e a segunda da cruzeirense com sua linda netinha Bia no colo. Parabéns ao feliz casal!




 


 

 

Um Café Por Uma Barbada e Rede Turfe na TV

O programa Rede Turfe na TV desta semana apresenta uma reportagem com o veterinário Adilson Menegolo sobre o tema “A Importância das Ligas”, comentários dos páreos principais da Gávea e de Cidade Jardim, além de notícias, informações e debates. Apresentação do jornalista João Carlos Faro, participações especiais de Joemil de Sousa, Fernando Lopes e Jorge Ignacio.

Já no 1 Café Por 1 Barbada, o mais novo vício dos turfistas brasileiros, Karol Loureiro entrevista a simpática jornalista Bruna Baquil que volta ao programa com intençoes de desbancar nosso Fernando 'Mensageiro Alado' Lopes que acertou três indicaçõe na semana que passou.

Acompanhem os programas via site do JCB clicando aqui
 

O bom filho à casa torna

Retornou ao nosso convívio no último final de semana, após afastamento para se submeter a uma delicada cirurgia, o querido Dr. Simões, o popular Barreirão, titular do Stud Barreiro, que acompanhou as carreiras de seus animais, principalmente Ojo De Bife que fez 4º na domingueira, e Barbarian que obteve bom 2ª na noturna. A torcida de todos é para que o amigo siga se recuperadando e volte o mais rápido possível às suas atividades normais.
 


Dr. Simões (ao celular) e Claudio Miragaia
 

Que País é Esse?

Eu não gostaria de ser, mas gostaria de presenciar atualmente a reunião diária dos editores da capa dos principais jornais e revistas do País com os demais jornalistas e proprietários dos veículos, deve ser muito interessante. Se aqui no PPR nesta modesta seção "Que País é Esse" eu já fico numa dúvida enorme dúvida que tema abordar, imagino o que deve acontecer no O Estado de S. Paulo, Folha, O Globo, Veja, etc.

Minha manchete esta semana é sobre o Crime de Responsabilidade que representa não cumprir a meta fiscal, de acordo com o artigo 85 da lei Nº 1079/1950 Art 10 da Constituição Federal:

POIS É, NO BRASIL É ASSIM, VOCÊ DESCUMPRE A LEI, E DEPOIS ALTERA A LEI, SIMPLES ASSIM.

E na linha do "rir para não chorar", mais uma seleção de charges para divertir nossos leitores, a última lá embaixo é a minha preferida.

 















 

 

 

Futebol

Cruzeiro e Atlético legítimos campeões, nada mais justo porque de fato são os melhores times do Brasil no momento. Resta apenas a definição das vagas restantes para a Libertadores, e do último rebaixado que tudo indica fará companhia na Série B em 2015 ao Cricíuma, Botafogo e Bahia.

A Liga dos Campeões teve a sua 5ª rodada da fase de grupos disputada esta semana, as surpresas foram: o empate 2x2 do Liverpool contra o Ludogorest na Bulgária, os inglêses decidirão a vaga em casa contra o Basel na última rodada; a vitória de virada do Manchester City sobre o poderoso Bayern por 3x2, com o time inglês ainda dependendo da última partida contra a Roma fora de casa para decidir o segundo lugar no grupo; a goleada de 5x0 imposta pelo Chelsea sobre o Schalke04, colocando em risco a classificação dos alemães, que decidem sua sorte fora de casa contra o já desclassificado Maribor da Eslovênia.
 


 

Santos

Mais uma previsão minha que deverá vingar, é capaz do Santos terminar o Brasileiro exatamente na décima colocação, para desepero dos fanáticos Serginho 'Clackson' e Zé Maria Ferraz.

 

 

Palmeiras

Tudo correndo de acordo com as previsões por enquanto. Derrota para o Coritiba, provavelmente também para o Internacional, e enorme torcida para o Vitória não empatar nem ganhar do Flamengo, senão o rebaixamento deverá acontecer, porque a última partida do Verdão é mais dificil do que a última dos baianos contra o inofensivo Santos.

São Paulo

Não deu para o Tricolor no jogo da volta contra os colombianos do Nacional, o time não jogou absolutamente nada no primeiro tempo, no segundo jogou muito e poderia até ter eliminado o adversário com facilidade, não fossem os gols perdidos, bolas na trave e o bisonho desempenho nas cobranças de pênaltis. Para mim o maior culpado foi o técnico Muricy, que com Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos, além do MITO à disposição, escolheu o reserva Alan Kardec para bater, e perder, logo o primeiro pênalti, e depois ainda Rafael Tolói, um zagueiro nota 6, para bater o terceiro. Enfim, 2014 acabou e as minhas previsões feitas no início do ano se confirmaram, ou seja, uma vaga garantida na Libertadores 2015 estaria de bom tamanho, além de chegar na frente deles no Brasileiro, o que espero que aconteça. Portanto, nada a reclamar, segue o jogo...

 

Corinthians

A confusão na partida entre Corinthians e ADC Intelli Orlândia pelas semifinais da Liga Futsal poderá render punições ao Timão. Cliquem aqui  e saibam como tudo aconteceu. A fanática coritiana Cristina Cardozo, triste porque seu time não ganhou nenhum título este ano e ainda perdeu do Figueirense na inauguração da Arena BNDS, esteve no Ginásio do Parque São Jorge e voltou para casa mais triste ainda, já que pela 5ª vez seguida seu time foi eliminado na Liga Futsal. Segundo ela, os juízes não estão colaborando...


 

 
 


Apoio produção do Pega Pelo Rabo:

MARCELO LEFÈVRE
Consultor em RH

Currículos, entrevistas e seleção de profissionais


Apoio divulgação do Pega Pelo Rabo:


O ponto de encontro da inteligência com a sensibilidade.