Gisele


Este site, fundado em
maio de 2003, é elaborado por
Marcelo Lefèvre,
com a colaboração de
Anderson "Cebolinha" Silveira, Arnaldo Marques Loureiro, Edson "Agnes Gold" Watanabe, Eduardo Garcia (EUA), Eduardo Silva, Felipe Passantino, Jaime Ballalai, Jô "Much Better" Garcia, Milton Blay (Paris), Milton "Giorgio Vergano" Moreno Garcia Jr., Nixon "Grimaldi" Mendonça, Roberto Carlos Micka, Sergio "Clackson" Christianini,
Samir Abujamra.

Patrocinadores:
 Coudelaria F.B.L., Haras Dilema, Haras Moema, Haras Regina, Stud 13 (Recife),
 Stud Casablanca, Stud Champion Spirit, Stud Daltex, Stud Meyer, Stud Miss Kin, Stud Nicholas e Enrico Jarussi, Stud Nova República, Stud Rancho 3, Stud Romafi, Stud Turf Paixão, Stud Vale dos Reis, Thomas Weda Spalding.


Se quiser receber esta coluna
Contato

 

PPR NO FACEBOOK

Para participar clique aqui 

  
                     Edição atual: 28/08/2015                                                                                  Edição anterior:  21/08/2015     

 

 
 


Última viagem

Dizem que planejar uma viagem é melhor do que viajar, experiência que já vivi e constatei diversas vezes, mas que este ano está sendo muito diferente.

Provavelmente os leitores haverão de imaginar que o 'diferente' que está incomodando e tirando meu sono agora é a cotação do euro, que já ultrapassou a barreira dos R$ 4,00 e pelo visto vai bem mais longe, o que quase inviabiliza minha empreitada, o que não deixa de ser uma verdade, porém não a única.

Tenho sentido nos contatos com os amigos, de cujos apoios sempre dependi para as coberturas em Paris desde 2003, que além da crise por que passa o Brasil, que afeta a mim e a todos sem piedade, a grave situação do JCSP e do turfe paulista é o aspecto mais triste, e talvez irreversível da questão. Isso porque meus patrocinadores, como de resto a maioria dos criadores e proprietários de São Paulo, infelizmente está deixando ou planejando deixar definitivamente o Turfe.

Espero que a égua Treve vença pela 3ª vez seguida e passe para a história do Arco, para que minha despedida de Longchamp seja realmente inesquecível.

O Pega Pelo Rabo já fez a curva e ingressou na reta final.

 

"A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes.
O que vemos não é o que vemos, senão o que somos."
(Fernando Pessoa)

 

Tema Musical  

Mais um lindo tema sobre Paris, acompanhado de um clipe com fotos impressionantemente belas. Trata-se do clássico de 1932 April in Paris (Abril em Paris), de autoria de Vernon Duke, com letra de E. Y. Harburg, que teve dezenas e dezenas de gravações, entre outros de Louis Armstrong, Count Basie, Bill Evans, Charlie Parker, Frank Sinatra, Billie Holiday, Thelonious Monk, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Benny Goodman, Dinah Shore, Glenn Miller, Tommy Dorsey, Doris Day, Shirley Bassey, Sammy Davis, Jr., e esta que selecionamos de Tierney Sutton: para ouvir de joelhos.
 

Você sabia?

Darin é uma 4 anos alazã por Peintre Celebre e Javeline (ARG), por Contested Bid (USA), criação e propriedade do Stud Rio Dois Irmãos, que após mais de 5 meses parada competirá na 7ª prova da domingueira carioca, dirigida por M. Almeida, com treinamento a cargo de G.Santos (CT). É bom ficar de olho no cânter e na pedra, porque se voltar bem, estará com elas no final. 

Ricardo Darín (Buenos Aires, 16 de janeiro de 1957) é um ator e diretor argentino, que no início de sua carreira atuou diversos anos em séries de televisão, e posteriormente migrou para o teatro e o cinema, sendo considerado atualmente um dos melhores e mais populares atores de seu país. Seus papéis mais importantes no cinema foram os protagonistas dos filmes Nueve reinas (2000), El Hijo de la Novia (2001), Luna de Avellaneda (2004), El Aura (2005), El secreto de sus ojos (2009), Un cuento chino (2011), e mais recentemente como Simón Fisher no filme Relatos Selvagens, ainda em cartaz nos cinemas brasileiros.
 


 

Moda Turfe 

Esta semana nossas sugestões são capas para celular, mousepads e imãs, tudo tendo como tema as corridas de cavalos e os cavalos de corrida. Espero que vocês gostem.


















 

Joqueada da semana

Tudo indica que Henderson Fernandes, no momento com 12 vitórias na temporada e ocupando a 11ª posição na estatística, está voltando à sua melhor forma. Na semana que passou assinou 17 compromissos de montaria, obtendo 5 vitórias e 5 colocações, a mais bonita delas por diferença de pescoço com Olympic Daytona sobre o favorito Efervescente (L.Henrique3). No próximo conjunto de reuniões cariocas, Fernandes já poderá abrir a programação de 6ª feira vencendo com Wilbur Thunder, olho vivo!


No Tarumã, após vencer o GP Paraná
 

Pixotada da semana

O A3 pernambucano Leandro Henrique lidera com méritos indiscutíveis a tabela com 10 vitórias de vantagem sobre o segundo colocado Valdinei Gil, mas poderiam ser 11, se ele não tivesse sido tão infeliz montando Diligente, do Stud Globo, na 7ª prova da última sabatina carioca. Cliquem aqui e observem como Henrique contrariou o animal desde a largada e ainda encaixotou-se na reta. Na próxima Diligente vai ganhar.
 

Banho da semana

Black Action vinha de duas vitórias fáceis na pista de areia, por isso mesmo foi eleito favorito de 1,7 no 6º páreo disputado domingo na Gávea, Prova Especial Glória De Campeão. Porém desta feita decepcionou completamente, chegando na penúltima colocação a 7 1/4 do primeiro, sem qualquer ocorrência veterinária. Seu jóquei foi C. Lavor, e o treinador R. Morgado Jr. (CT).
 

Bomba da semana

Sun Schdeidt nunca colocou-se em suas três primeiras corridas em CJ, bem como na estreia na Gávea, quando rateava 16,9 num claiming em que chegou na 6ª colocação. Na última noturna carioca, pilotado pelo A3 L. Henrique, cismou de correr e ganhou com firmeza pagando 20,10. Se bobear repete na próxima e na turma, atenção! 

Turfista sofre

O Hipódromo de Cidade Jardim continua caindo pelas tabelas em matéria de mínimo atendimento e conforto para seus frequentadores. Na última sabatina, acompanhando as carreiras em um CAMAROTE na companhia de amigos, precisei tomar um comprimido e tive que 'emprestar' um gole d'água do turfman Hugo Nieri, e quando pedi um copo para a mensageira Jussara, a única opção que ela conseguiu foi este mini de plástico usado pelos funcionários para tomar cafezinho. Enquanto isso, quem estiver vendo o cânter da Gávea e quiser saber os rateios eventuais dos animais, que se vire de outra forma, porque os incompetentes colocam sempre uma imagem 'nada a ver' no canto inferior direito do telão, tapando exatamente esta informação.
 

 

Um Café Por Uma Barbada

O programa de número 113 'Um Café por uma Barbada' de Karol Loureiro, abre esta semana com uma linda paisagem do Vale da Boa Esperança, e o entrevistado é Aluizio Ribeiro, titular do Stud H&R. Cliquem aqui e confiram as indicações deste importante criador e proprietário.  

O campeão voltou

A semana foi proveitosa, foram 70% de acertos, quem acompanha nosso colaborador 'Clackson' deu-se bem nas apostas. Vencedor -
Black Storm (2,2); Placês - Morro Agudo (1,4), Czarina Dodge (2,2); Tudo Certo (2,4); Exatas - Caylloma e Disney Won (7,0), Hayato e Il Solemio (2,3). Forfé - Candieiro. Para a semana que entra, seguem suas indicações.
 

GÁVEA

Sexta Feira

1º páreo - Beniamino (2) correu prova de indice técnico elevado e não decepecionou, agora é força destacada.

2º páreo - Pule boa para continuar o Pick 3 é Midia Digital (6), acanchada e visitando um claiming camarada, poderá vencer.

Sábado

3º páreo - Carpaccio (6) vem de excelente estreia, é o potro a ser batido.

6º páreo - Uma dupla para o Betting 5, Esplendor (2) não chegou longe em eliminatória forte, e Doctor House (7),parece que chegou a sua vez.

Domingo

1º páreo - Agora medicada de lasix, Princess Kika (11) deve abrir os concursos de Pick 3.

3º páreo - Energia Heaven (6) ficou na vez, e Dark Force (5) muito prejudicado na última pode formar uma boa exata para acumular.

Segunda Feira

3º páreo - A chamada está cada vez mais camarada para Energia Formidável (6).

8º páreo - Confirmando a última atuação, Vizir de Bagé (2) é duro perder.

 

CIDADE JARDIM

Sábado

1º páreo - Job Fighter (2) agradeceu o lasix, e pode triplicar o capital no inicio do Pick 3.

6º páreo - Vamos à reabilitação de Banzé no Oeste (1), na sua última apresentação correu muito acima do peso.

Segunda Feira

8º páreo - Confirmando a última na Gávea, Azul (4) não deverá perder.

9º páreo - Na pista de grama ou areia, Super Buck (7) poderá vencer com rateio interessante.
 


Com o titular do No Fear Stud, Marco Fiorelli
 

Direto de Paris

O Brasil não é Auschwitz - A publicação da primeira coluna de agosto no PPR , em que eu dizia estar indignado com as palavras odiosas de Lula, comparando o antipetismo à perseguição dos judeus pelos nazistas, me valeu uma mensagem, de um velho amigo, dando razão ao ex-presidente.

Ele dizia:

"Você mora fora e não sabe como estão as coisas por aqui. Às vezes me sinto um judeu na Alemanha nazista. Há uma intolerância absurda da classe média-alta, uma ditadura do judiciário. Ser minimamente de esquerda no Brasil se tornou insuportável. Sou a favor da alternância no poder. Alternar com quem? Falta liderança popular na oposição e isso permite o aparecimento de caras perigosos como o Cunha. Ele poderá se transformar no futuro líder da nação. Como se diz 'líder' em alemão mesmo?"

A insuportável ironia do amigo mostra a que ponto chegou o País, conduzido por manifestações ultrajantes, exageros absurdos à total perda de controle, como bem comentou o professor da Sorbonne, Stephane Monclaire.

Nem preciso dizer que o argumento da distância é falacioso, apesar de reconhecer que os 11 mil quilômetros que nos separam me dá a vantagem (não negligenciável) de ver as coisas com um mínimo de recuo e, consequentemente, de falar menos besteira.

Em contrapartida, o discurso da banalização do nazismo não é inocente e não deve ser subestimado.

Respondi ao amigo que nos anos que antecederam a 2° Guerra, na Polônia, a irmã de minha avó materna, que queria muito estudar, conseguiu burlar a administração e inscrever na carteira de identidade PROSTITUTA, como profissão. Assim, ela pôde continuar os estudos. Como judia não tinha direito; como puta, sim.

É hora de começar a colocar as coisas nos seus devidos lugares. É preciso lembrar que os nazistas mataram seis milhões de judeus, além de ciganos, comunistas, pessoas com necessidades especiais. Seis milhões, dentre os quais a irmã de minha avó, que acabou na câmara de gás.

Aqui na França, banalizar o holocausto, o maior genocídio da história da humanidade, é crime. Jean-Marie Le Pen, fundador do partido neofascista Front National, foi condenado por muito menos do que disse Lula (que já escorregou algumas vezes no antissemitismo).

Os petistas têm todo o direito de se achar injustiçados, incompreendidos, mas que o façam sem perder as estribeiras e apelar para a intolerância, para a agressão verbal.

Meu amigo, apesar de todo o sentimento de perseguição, que eu acredito seja sincero, você não tem o direito de se sentir um judeu na Alemanha nazista. Nem você nem ninguém.
O Brasil não é Auschwitz.

P.S. - O notório antissemita Ricardo Melo, defensor do fim do Estado de Israel como única forma de acabar com os conflitos no Oriente Médio, para quem Israel foi criado com o único objetivo de servir aos interesses dos Estados Unidos na região, que não reconhece o direito dos judeus a uma nação, acaba de ser nomeado Diretor de Jornalismo da EBC - Empresa Brasileira de Comunicação, vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.


Correspondente em Paris há 35 anos, Milton Blay, autor do livro "Direto de Paris, Coq au Vin com Feijoada" pode ser ouvido em boletins diários nas rádios BandNews FM e Bandeirantes AM. Além do PPR, escreve semanalmente no site Por Dentro da Mídia e no Jornal Metro.

 

Cruzando na frente

Nanable e Karkaroff (fotos 1 e 2), o primeiro do Stud Casablanca e Caio Zogbi Vitória e o segundo do Casablanca (criação Capela de Santana), venceram bonitas provas na reunião de 20/8 no Cristal. Já o Haras Regina venceu com Olympic Everest retornando na ponta dos cascos em Cidade Jardim, e com Olympic Everglades na Gávea. Nossos cumprimentos aos patrocinadores e respectivas equipes.








 

 

Que País é Esse?

A Canalhocracia - Venho assistindo, nesta semana, pelo menos em boa parte, a sessões da Câmara e do Senado, CPI e sabatina de indicado para chefiar a Procuradoria Geral da República. E, como aprecia dizer a "Presidenta" Dilma, me quedo estarrecido. Em primeiro lugar, por ver, deitando falação, figuras que, num país decente, estariam, há muito, recolhidas em prisões de segurança máxima, e ali permaneceriam até que a morte livrasse a sociedade da sua existência. E, exaltados, essas Vossas Excelências se apresentam como vestais da própria virgindade moral, acusam desafetos e são por eles acusados de crimes inomináveis, onde, não por coincidência, a vítima é sempre a mesma, a República, ou seja, em última análise, a SOCIEDADE. Da troca de acusações entre os inflamados contendores, só uma conclusão temos como certeza: TODOS TÊM RAZÃO! E, me ocorre compartilhar com os leitores do nosso PPR, a minha angústia, indagando: Há esperança?






 

Futebol

Pela 20ª rodada do Brasileiro disputada no último final de semana, para mim as duas maiores surpresas foram as vitórias do Joinville sobre o Fluminense, e da Chapecoense sobre o Sport, ambas por 2x1. No meio de semana tivemos rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, com a eliminação dos atuais primeiro e segundo colocados da Séria A, Corinthians e Atlético Mineiro, respectivamente para o Santos e Figueirense. A partida mais importante do final de semana pelo Brasileirão colocará frente a frente o quarto colocado Fluminense contra o segundo Atlético Mineiro, domingo no Maracanã, meu palpite é empate. 

Pela Liga dos Campeões da Europa foram realizados os sorteios para a fase de grupos que terá início nos dias 15 e 16 de setembro. A partida mais interessante será Manchester City x Juventus pelo Grupo D, que aparente é o mais equilibrado, reunindo também o alemão Borussia Mönchengladbach e o espanhol  Sevilla. Eu pretendo fazer uma 'paradinha' antes da bola rolar, apostando num dos times de Manchester como campeão, só não decidi ainda qual.


 

Santos

Pelo Brasileiro o 'Peixe' detonou o Avaí na Vila por 5x2, e pela Copa do Brasil jogou a 'pá de cal' no Corinthians em plena Arena Odebrecht, anotando 2x0 e no agregado 4x1, com mais uma magnífica exibição de Lucas Lima. Após a partida, o craque que já é chamado pela torcida de Lucas Tolima, perguntado por um repórter qual foi a maior dificuldade encontrada pelo seu time na quarta-feira, respondeu que foi a neblina na Serra do Mar na volta para a Baixada. O próximo adversário pela Série A será o débil Cruzeiro no Mineirão, que se bobear poderá dormir domingo já na malfadada ZR.
 


 

 

Palmeiras

Depois de perder injustamente e com pênalti duvidoso para o Galo, o 'Verdão' recuperou-se pela Copa do Brasil e numa ótima exibição eliminou a Raposa da competição, com destacada atuação do jovem e futuroso Gabriel Jesus, autor de 2 lindos gols. O adversário do final de semana será o Joinville em casa, pode até pintar uma goleada.
 

São Paulo

Pela Série A depois de perder para o Flamengo com a defesa dando os dois gols de presente para o adversário, o Tricolor foi ao Ceará e fez o que já deveria ter feito no jogo de ida contra o ridículo Ceará pela Copa do Brasil, ganhou sem maiores dificuldades por 3x0 com mais um gol do MITO, e eliminou o rival. Pelo Brasileiro o próximo adversário será a perigosa Ponte Preta no Morumbi, time para o qual o São Paulo perdeu no primeiro turno, vamos torcer para dar o troco, o jogo será às 21:00 do sábado, talvez o PPR esteja presente, se não fizer muito frio.

Retificando a nota que demos na edição passada, publicamos abaixo outra foto do turfista sãopaulino Toninho, corrigindo seu apelido que não é 'Loiro José' como constou, mas sim 'Loro José'. 
 




 

 

 

Corinthians

Após mais uma eliminação em mata-mata na Arena Odebrecht, relembrando que as duas primeiras foram para o Palmeiras no Paulistão e para o valente Guarani do Paraguai na Libertadores, sobrou apenas o Brasileirão este ano para o 'Timão', que atualmente lidera o torneio, mas que no domingo às 16:00 enfrentará uma 'pedreira' fora de casa, a forte Chapecoense, que ocupa a 9ª colocação com 28 pontos. Se perder, poderá ser o início da queda que todos os adversários já viveram, vamos aguardar. 
 


 

 


Apoio produção do Pega Pelo Rabo:

MARCELO LEFÈVRE
Consultor em RH

Currículos, entrevistas e seleção de profissionais


Apoio divulgação do Pega Pelo Rabo:


O ponto de encontro da inteligência com a sensibilidade.