Le Derby de 1821 à Epsom

Théodore Géricault (1821)
 Louvre, Paris


Este site, fundado em
maio de 2003, é elaborado por
Marcelo Lefevre,
com a colaboração de
Anderson "Cebolinha" Silveira, Arnaldo Marques Loureiro, Edson "Agnes Gold" Watanabe, Eduardo Garcia (EUA), Eduardo Silva, Felipe Passantino, Jaime Ballalai, Jô "Much Better" Garcia, Milton Blay (Paris), Milton "Giorgio Vergano" Moreno Garcia Jr., Nixon "Grimaldi" Mendonça, Roberto Carlos Micka, Sergio "Clackson" Christianini,
Samir Abujamra.

Patrocinadores:
 Coudelaria F.B.L., Haras Dilema, Haras Moema, Haras Regina, Robeto Magela, Stud 13 (Recife), Stud Astor MM,
Stud Casablanca, Stud Champion Spirit, Stud Daltex, Stud Miss Kin, Stud Nicholas e Enrico Jarussi, Stud Nova República, Stud Turf Paixão, Stud Vale dos Reis, Thomas Weda Spalding.


Se quiser receber esta coluna
Contato

 

PPR NO FACEBOOK

Para participar clique aqui 

  
                            Edição atual: nº 192                                                                                         Edição anterior:  nº 191     

 

 
 

Céu e Inferno

 

O título deste editorial já estava escolhido desde que decidi vir ao Rio, onde já estou no momento, agora são 16:00 da sexta-feira.

A propósito, meus planos futuros são, se possível, vir pelo menos um final de semana por mês à Gávea, uma vez por trimestre (abril/maio junho e julho/agosto/setembro) para a Argentina, depois o Arco em outubro, Bento Magalhães e Pellegrini em dezembro.

Se eu não fizer algo assim e ficar na dependência apenas do moribundo JCSP como alimento para minhas baterias de turfista, corro sério risco de abandonar o turfe, e consequentemente fechar o PPR, o que absolutamente não desejo.

Aí começo a pensar no conteúdo desta Mensagem e dou de cara com uma postagem do meu amigo e patrocinador Thomas Weda festejando que recebeu o pagamento de um prêmio por vitória no JCB nove dias após a realização do páreo. Logo em seguida entro no site do JCB e vejo um comunicado da CC informando sobre correção de horários, imagino que seja algo grave, mas não, foi apenas um erro nos horários do 8º e 9º páreos que constaram no programa oficial, e o site informa o horário correto.

Estes dois exemplos, meus amigos, se chamam RESPEITO AO APOSTADOR, algo que nós de São Paulo já esquecemos o que significa, daí a nossa surpresa.

Enfim, semana de festa na Gávea, dois G1, especialmente o Derby, mais seis provas clássicas, programas cheios e equilibrados, é isto que interessa.

Já em Cidade Jardim, ninguém sabe o que vai acontecer neste final de semana, normal.

 

O Rio de Janeiro não é uma cidade maravilhosa,
é uma paisagem maravilhosa para uma cidade.
(Elizabeth Bishop)

 

Tema musical  

Dias atrás, uma conhecida com quem mantive contato em um grupo no Facebook - e que sabe que adoro cavalos e música - me mandou uma mensagem simplesmente maravilhosa, que faço questão de dividir com todos os meus leitores. Seu nome é Marta Machado Dias, a quem agradeço de coração, e me permito, a partir de agora, a considerá-la não mais apenas uma conhecida, mas uma amiga. Cliquem em tema musical, e emocionem-se como eu me emocionei.
 

   

Você sabia?

Mud Pie é uma 2 anos castanha por Wild Event e Forty Carrots, por Roi Normand, de criação e propriedade do Haras Doce Vale, que fará sua estreia na segunda prova da domingueira nobre na Gávea, pilotada por W. S. Cardoso, com treinamento a cargo de V. Nahid (CT). Recomendamos olho vivo no cânter e na pedra.

Mud Pie (Torta de Lama) é uma deliciosa sobremesa que muitas turfistas chegadas num fogão provavelmente já fizeram, apenas não conheciam o nome. A receita leva: - 18 bolachas de chocolate recheadas moídas (bem fininhas) - 3 colheres de manteiga ou margarina derretida - 4 xícaras de sorvete de café, chocolate ou sabor de preferência (não congelado) - 1 xícara de molho hot fudge frio (receita abaixo) - 1/4 de xícara de amêndoas tostadas (leia abaixo como tostar as amêndoas).

1 - Misture bem as bolachas e a margarina, pressione a mistura no fundo e lados de uma forma redonda de torta. Deixe na geladeira por 30 minutos. 2 - Espalhe o sorvete (não pode estar duro, senão quebra a massa) cuidadosamente e uniformemente sobre a massa. Congele por 3 horas ou até que fique firme. 3 - Espalhe o molho hot fudge sobre a torta. Salpique com as amêndoas tostadas. Congele por cerca de 4 horas ou até que fique firme. Remova do congelador por cerca de 10 minutos antes de servir.

Dicas: Como tostar as amêndoas - Coloque as amêndoas numa frigideira, sem gordura e cozinhe em fogo médio/baixo por 5 a 7 minutos, mexendo com freqüência até que fiquem douradas (cuide bem para não queimar, dependendo do fogão leva menos tempo). Molho Hot Fudge - 1 lata de leite evaporado - 1 pacote de chocolate meio amargo (2 xícaras) - 1/2 xícara de açúcar - 1 colher de margarina ou manteiga (sem sal) - 1 colher de chá de essência de baunilha 1 - Aqueça o leite, o chocolate e açúcar até ferver (fogo médio), mexendo constantemente, remova do fogo. 2 - Adicione a margarina e a baunilha até que a mistura esteja macia e cremosa. Esse molho, além de ser usado nesta torta, pode ser colocado sobre taças de sorvete, bolos ou brownies. Pode-se conservar na geladeira por até 4 semanas.
 

 




 


 

Moda turfe

Nesta edição vamos de relógios, para os turfistas não perderem a hora do primeiro páreo. Do lado esquerdo um simpático exemplar de pulso, do direito um relógio de parede para enfeitar a cozinha ou mesmo a cocheira. As ilustrações são nada mais, nada menos, extraídas de quadros famosos do mestre francês Edgar Degas.
 


 

Lamentável I

Revoltados com os constantes atrasos no pagamento de seus salários, na última 2ª feira um grupo de funcionários do Jockey Club de São Palulo decidiu cruzar os braços e por muito pouco não interromperam a reunião que começava. Após cerca de 1 hora de tratativas, a maioria retomou seus postos de trabalho, tendo ficado combinado que se no decorrer da semana os salários de fevereiro não fossem depositados, todos parariam a partir de sábado 28/3, ou seja, não haveria corridas no final de semana em São Paulo. Até às 11:40 desta 6ª feira, momento em que estamos fechando esta edição, nada ainda foi depositado.
 




 

Lamentável II

Nosso amigo Piazza (desculpem a qualidade da foto abaixo, tirada de celular), conhecido livreiro e fanático turfista da velha guarda, recentemente foi curtir sua segunda lua-de-mel na Praia Grande com a esposa, com quem é casado há décadas. Como ninguém é de ferro, no final de semana resolveu dar um pulinho até a agência em Santos para acompanhar as carreiras e fazer aquela fezinha. Conferiu no programa oficial o endereço, Av. Washinton (sic) Luiz, 323, e quando chegou ficou sabendo que a agência não funciona mais há três meses, aí resolveu ir até São Vicente, onde encontrou a agência funcionando, ainda. É o fim da picada, o Jockey anunciando sua agência que não existe mais.
 


Deu com a cara na porta
 



 

Joqueada da semana

Ângelo Marcio Souza esteve perfeito na condução do franco favorito de 1,6 Montardon na última domingueira na Gávea, batendo seu companheiro de cocheiras (V. Nahid) Kijoliamour (W.S. Cardoso A1) nos metros derradeiros, depois de intensa luta. Como costuma ocorrer com frequencia na Gávea, desta vez prevaleceu o favorito, para alegria dos apostadores e dos titulares do Stud São José Dos Bastiões.

Vale destacar como menção honrosa a sensacional joqueada do aprendiz Ap.3e montando Eslováquia do Stud Piccollino, sobre a experiente Jeane Alves comA Dream Home, na terceira prova da última sabatina paulistana.  


 

Pixotada da semana

W.S. Cardoso não esteve bem na condução do franco favorito Kalik Light no sétimo da domingueira carioca, um animal vindo de fuas boas corridas de G3 contra Paint Naif e Meu Chuck, não pode chegar quarto num prova muito mais fraca.
 

Bomba da semana

A bomba desta semana estava na cara, só poderia ser Grete na abertura da domingueira carioca, que dona de um retrospecto calamitoso, desta feita parecia uma craque voando no km gramado com A. Mota, para estourar com pule de 45,40 a grande maioria das apostas d Pick 3 inicial. A exata com Itatiaia foi tão absurda, que nem na revista saiu seu rateio. 

Banho da semana

Elegemos como maior banho da semana o fracasso de Poseidon (V. Leal) com pule de 1,1 na sabatina paulistana, especialmente porque o páreo foi ganho por seu companheiro de cocheiras Super Action (R. Viana Ap.3), pagando 8,2. A merecida vaia que tomou o treinador W.G. Tosta na foto da vitória há tempos não se ouvia em Cidade Jardim.
 

Simpatia e elegância

Todos sabem que costumo nominar sempre que possível todos os fotografados aqui no PPR, priimeiro por uma questão de respeito, e segundo para que meus leitores fiquem conhecendo-os, pelo menos de vista. Em nossa edição passada publiquei esta foto do dileto e cometente turfman e amigo Sergio Barcellos, Diretor do JCB, tirada em Palermo por ocasião do Latino, e esqueci de mencionar seu nome. Está feita a retificação.
 


 

Presentes inesperados

Quem poderia adivinhar que aquele jantar com os titulares da Coudelaria F.B.L. - A Mais Querida do Brasil -, acompanhados de uma delegação de empresários da Coréia do Sul, além da suculenta paella do Don Curro, fosse render a este modesto cronista este sensacional presente de um televisor Sansung de 85', além de um convite para visitar o próspero país asiático? O televisor, ainda na caixa, é maior do que o meu apartamento, por ele já estou aceitando ofertas, mas a viagem eu não perco, até porque nas imediaçoes da Coréia, exatamente no Japão, temos Turfe de alta qualidade.
 




 

Naquela mesa está faltando ele

Espero que não tenham sido a decepção e o mau tratamento recebido na penúltima noturna os responsáveis pelo forfé do amigo Lima Duarte na última noturna em Cidade Jardim, e que ele volte na próxima, para alegrar a todos com sua agradável e sábia companhia. Prefiro imaginar que o motivo de sua inesperada ausência tenha sido a ressaca pela brillhante performance de sua querida Madame Paulette.
 


 

O campeão voltou

Excepcional o índice de 85% de acertos obtido por nosso colaborador na semana que passou! Os vencedores foram Chicago (3,3), Braço Forte (1,3) e Game Girl (2,0), os placês Dublin Princess (1,6), Favorite Belle (1,7), Hancok (1,3), Spectacular Quality (1,4), Winter Sky(3,8) e Peter Luger (1,7). Forfé Gilltown. Para esta semana são estas as indicações:

 

CIDADE JARDIM
Pistas programadas

Sábado

1º páreo - Rutherford Bohr (2) vai vencer com tranquilidade, para exata o ligeirão Ysatis (4).

9º páreo - Lampião Herói (3) vai apreciar o gramado, pule boa.

Domingo

1º páreo - Beduino do Brasil (1) é outra pule de devolução, vence fácil. Para a exata Black Wind (3).

8º páreo - Bute (4) vai vigiar uma intensa briga entre os ponteiros, ótimo place.

Segunda Feira
4º páreo - No gramado Aurora Boreal (3) não perde, exata com Letter Box (6), em grande forma.

7º páreo - Colirio (9) tem agradado nos matinais e fator peso vai ajudar.

 

 

GÁVEA
Pistas programadas

Sexta Feira

3º páreo - Miss Outlaw (7) vai apreciar o aumento de distância, força.

7º páreo - Aqui em SP vai demorar para receber o prêmio da vitória, assim Gold Seal (8) viaja para a Gávea como o animal a ser batido. Para a exata o espontâneo Jamygony (7).

Sábado

2º páreo - Infusão de Café (4) volta ao mm e bem posicionado no partidor.

5º páreo - Ainda melhor (5) vai vigiar de perto a grande favorita Beach Ball (7).

Domingo

5º páreo - Desejado Magee (7) vai vencer, completando a exata Vallée De La Loire (3), principalmente descalço.

11º páreo - Mesmo misturada com os rapazes, Happy End (8), agora medicada de lasix, é pule muito interessante para os concursos.

Segunda Feira

3º páreo - Desejado Brocador (4) na sua turma vai vencer, para exata Sir Marcos (5), agora aguerrido no percurso.

7º páreo - A presença de animais velozes vai favorecer a possivel vitória de Desejado Quality (7).
 


Com o ídolo Cai-Cai, agora enrolado na Espanha

 

 

Direto de Paris

Nosso colaborador em Paris, absolutamente atolado com o rumoroso assunto da queda do avião da Germanwings, infelizmente não pôde nos mandar sua coluna a tempo, mas tão logo ele a envie, provavelmente abordando este mesmo tema, nós a colocaremos no ar. Desculpe-nos pela falha.


Correspondente em Paris há 35 anos, Milton Blay, autor do livro "Direto de Paris, Coq au Vin com Feijoada" pode ser ouvido em boletins diários nas rádios BandNews FM e Bandeirantes AM. Além do PPR, escreve semanalmente no site Por Dentro da Mídia e no Jornal Metro.


 

 

Cruzando na frente

Muitas vitórias de nossos patrocinadores na semana que passou, Nova República com Cebolinha; Regina com Martim Caçador na Gávea e  My Dear Regina e Jardim Di Napoli, respectivamente em Gulfstream e Maroñas; Casablanca Kacique Fon; Miss Kin com Sempre Bem; e Moema com Braço Forte. Patrocinar o PPR dá sorte! Parabéns a todos.
 






 

Um Café Por Uma Barbada

O entrevistado desta semana no Café Por 1 Barbada de Karol Loureiro é o proprietário do craque Woopee Maker, o gaúcho Eduardo Carvalho Lubiana, o popular Didu, que dizem conhece muito o turfe carioca e tem fama de bom marcador. Boa sorte para ele nas indicações, que vocês poderão acompanhar clicando aqui
 

Que País é Esse?

O mapa abaixo dispensa maiores comentários, é a cara do Brasil atual.
 

bian


 

Futebol

Não duvido que a presidente Dilma Rousseff receba os heróis que venceram a França por 3x1 na rampa do Palácio do Planalto, tomando todos os cuidados para não ser vaiada mais uma vez. Para os empolgados de plantão, apenas lembro que a França é segunda linha no futebol europeu, seus principais e melhores jogadores, por exemplo Ribéry e Benzema, como aliás também o nosso principal, e único, jogam fora do país, isso sem esquecer que na Copa os franceses foram um total fiasco, como nós.

Champions e Libertadores em recesso, e Paulistão nem merece maiores comentários.
 


 

Santos

Profundamente decepcionado com o escândalo envolvendo a venda do Cai-Cai para o Barcelona, e ainda mais em aguda depressão pelo fim da invecibilidade do seu 'Peixe' no Paulistão após da derrota de 3x1 contra a valente Ponte Preta, Serginho 'Clackson" foi visto tomando todas num botequim na Freguesia do Ó. Somente uma vitória do Paok no campeonato da Grécia, ou do Baurú no basquete, são capazes de recuperá-lo. 

 

Palmeiras

Perdi feio a aposta feita na 2ª feira com meu amigo Selim Nigri, e faço questão de pagar-lhe um café na Teresinha, oportunidade em que lhe darei meus sinceros parabéns por sua postura e atuação diante dos problemas atuais do JCSP. Só espero que depois da surpreendente goleada aplicada pelo seu 'Verdão' contra o meu Tricolor, ele não esteja achando que seu time é um esquadrão, porque se estiver, vai sofrer enorme decepção.
 

São Paulo

Eu se fosse dirigente do São Paulo teria aceitado numa boa o pedido de demissão de Muricy Ramalho e partiria para a contratação de outro técnico, de preferência estrangeiro. Esta desculpa de que o time está no meio da disputa da Libertadores para justificar sua permanência é conversa mole, até porque, jogando como não anda jogando, o time vai cair fora da competição mais rápido do que imaginam seus dirigentes, se bobear nem para a próxima fase passa.

Perder do Corinthians como vimos perdendo ultimamente dá raiva, é claro, mas não se discute que o adversário tem um bom time e está jogando muito melhor do que o São Paulo. Perder do Palmeiras dá vergonha.
 

 

Corinthians

O fanático corintiano Claudio Dargevitch não perde a oportunidade de jogar nas suas acumuladas o Timão como crava, e contra o meu Tricolor, eu já faço diferente, jogo sempre contra o Corinthians e pulo a partida do meu time. Na rodada deste meio de semana o titular da Coudelaria F.B.L. fechava uma bolada no San Lorenzo, que segundo ele pagava 4.7, mas deu azar, Michel Bastou furou seu jogo.

Domingo o jogo é contra o Capivariano na Arena BNDES, deve dar Corinthians, inclusive com mais um pênalti a favor, só que os juízes já avisaram, se chutarem fora como fez aquele cara lá em Montevidéu, não apitarão mais.

Na foto abaixo vemos os corintianos Claudio e o saudoso Miranda Neto, que infelizmente não viu seu time ganhar a Libertadores e o Mundial, faleceu antes.
 

 


Apoio produção do Pega Pelo Rabo:

MARCELO LEFÈVRE
Consultor em RH

Currículos, entrevistas e seleção de profissionais


Apoio divulgação do Pega Pelo Rabo:


O ponto de encontro da inteligência com a sensibilidade.