The Horsewoman
 


Este site, fundado em
maio de 2003, é elaborado por
Marcelo Lefevre,
com a colaboração de
Anderson "Cebolinha" Silveira, Arnaldo Marques Loureiro, Edson "Agnes Gold" Watanabe, Eduardo Garcia (EUA), Eduardo Silva, Felipe Passantino, Jaime Ballalai, Jô "Much Better" Garcia, Milton Blay (Paris), Milton "Giorgio Vergano" Moreno Garcia Jr., Nixon "Grimaldi" Mendonça, Roberto Carlos Micka, Sergio "Clackson" Christianini,
Samir Abujamra.

Patrocinadores:
 Coudelaria F.B.L., Haras Dilema, Haras Moema, Haras Regina, Haras Tango, No Fear Stud, Stud 13 (Recife)Stud Astor MM,
Stud Casablanca, Stud Champion Spirit, Stud Daltex, Stud Figuron e Varanda, Stud Giovanna e Marcelo, Stud Miss Kin, Stud Nicholas e Enrico Jarussi, Stud Turf Paixão, Stud Vale dos Reis, Thomas Weda Spalding.


Se quiser receber esta coluna
Contato

 

PPR NO FACEBOOK

Para participar clique aqui 

  
                            Edição atual: nº 174                                                                                         Edição anterior:  nº 173     

 

 
 

 
Com sinceridade

 

Ou eu estava mesmo desacostumado de eleições, ou faltando menos de dez dias para as próximas, sinto o ambiente bastante estranho.

 Minha expectativa era que os debates propriamente ditos efetivamente começariam tão logo terminasse o primeiro turno, mas debates para valer, sérios, construtivos, avaliando os reais e verdadeiros problemas que o País enfrenta e apresentando propostas para o futuro, e não isso que temos visto, mais parecendo embates ou combates, sem nenhum conteúdo a não ser denúncias e acusações de parte a parte.

Trocando ideias com algumas pessoas a respeito, percebo que o desejo de mudança na cabeça das pessoas funciona naquela base do pior do que está, não pode ficar, então vamos mudar para ver o que acontece, o que convenhamos, é profundamente lamentável.

Ao produzir a edição do PPR desta semana, como de resto tem acontecido com as mais recentes, percebo que o Turfe tem sido cada vez mais coadjuvante do que protagonista, não sei se esta minha sensação se deve talvez ao fato de que não carreguei minhas baterias na França como nos anos anteriores, ou se o turfe brasileiro, em particular ou paulista, anda desanimador mesmo.

Peço desculpas aos leitores por isso.

A tela de abertura é um lindo Edouard Manet, em homenagem ao meu caro colaborador Samir Abujamra, que junto com outros amigos, tem sido a minha motivação de ir ao prado hoje em dia.  

 

"Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave."(Carlos Drummond de Andrade)
 

 

Tema musical  

Há exatamente meio século, em 15 de outubro de 1964, morria em Santa Monica, Califórnia, aos 73 anos, aquele que é tido por muitos  como o mais importante compositor da era dourada da música popular norte-americana (entre os anos 20 e 50), autor de 800 canções, pelo menos uma centena delas consideradas 'ouro puro', o genial Cole Albert Porter. Em sua homenagem, o PPR a partir desta edição e nas próximas, selecionará para seus leitores algumas das mais famosas canções de Porter (letra e música), gravadas, entre tantos outros, por nomes como Frank Sinatra, Diana Krall, Julie London, Rosemary Clooney, Oscar Peterson, Fred Astaire, Dione Warwick e Natalie Cole, começando por Night and Day, na voz da divina Ella Fitzgerald. 
 






 

Você sabia?

Zepellim é um castanho 6 anos filho de Dubai Dust (USA) em Queen Of Tijucas, por Clackson, de criação do Haras Santa Rita da Serra e propriedade do Stud Jaguaretê, uma das forças no 4º páreo da sabatina paulistana, que será dirigido por W. Blandi, com treinamento a cargo de Mario André.

Ferdinand Adolf Heinrich August Graf von Zeppelin (1838-1917) foi oficial militar, designer de aeronaves e inventor alemão nascido em Konstanz, Baden, criador de uma aeronave, já em desuso, formada por uma armação de duralumínio em feitio de grande charuto, o dirigível Zeppelin (1898). Sonhador e romântico, mas apaixonado pelo progresso e como todo adolescente de sua linhagem, ingressou no Exército aos 19 anos onde tornou-se lugar-tenente de cavalaria, e recém-saído de sua promoção interessou-se por aeronáutica. Embora não fosse um cientista de formação, com 23 anos, formou-se em engenharia e transformou-se em um homem de negócios, fundando sua primeira fábrica em Friedrichshafen. Após realizar seu primeiro voo de sucesso em 1900, obteve apoio do governo alemão para formar uma frota. O LZ 4 chegou a voar 12 horas seguidas numa viagem à Suíça, cruzando os Alpes. Depois, arriscou-se a voar ainda mais longe: cerca de 800 km, ida e volta. Construiu vários dirigíveis que foram usados inicialmente no transporte de passageiros. Após sobrevoarem o lago Konstanz, o rei Guilherme e a rainha Charlotte de Wurtemburg, resolveram dar seu apoio aos projetos do inventor. Antes da Guerra (1914), cerca de 1.600 voos realizaram o transporte de 34.038 passageiros, a 75 km por hora, em linhas relativamente regulares, coisa jamais vista em nenhum lugar do mundo até então. Com o aval do kaiser, suas fábricas funcionaram em regime pleno para ativar a produção de guerra. Com mais de 20 mil operários trabalhando, 92 dirigíveis foram montados entre 1914 e 1918 para operações militares durante a I Guerra Mundial. Morreu em Charlottenburg, Alemanha, e por causa de sua invenção foi chamado Conde Louco pois os seus charutos voadores foram consideradas como coisa de maluco.

O nome da banda de rock britânica Led Zeppelin remete aos balões de Ferdinand. A Kriegsmarine desenvolveu o projeto para a construção de um porta-aviões batizado Graf Zeppelin em homenagem ao conde. 
 




 

Uma vida dedicada ao Turfe 

O turfe paulista e brasileiro perdeu uma de suas figuras mais carismáticas, faleceu nesta terça-feira 14 de outubro aos 84 anos o querido amigo e catedrático Chico Catapani. Durante muitos anos, sempre nas proximidades de seu aniversário em 5 de maio, orgulhoso, ele me procurava no prado para lembrar-me de dar uma notinha no Pega Pelo Rabo sobre seus tantos e tantos anos de atividade no Turfe. Ficam aqui registrados nossos sentimentos à família enlutada, especialmente ao filho e turfista Zé Luiz, que aparece na foto ao lado da mãe Dona Conceição, de José Luis Polacow e deste cronista, na ocasião em que o Jockey Club de São Paulo prestou uma justa homenagem ao já saudoso 'Mago das Barbadas'. Que descanse em paz.
 


 

 

O campeão voltou

Semana complicada a que passou, nosso catedrático acertou apenas as pontas de Orient (2,5) e Forever Gollygolly (5,6), e os placês de Vinho Branco (1,6), Único de Lorena (3,0), Orson (2,9) e Color Quality (1,4). Para este semana ele caprichou nos estudos e promete um melhor desempenho, a seguir as indicações:

 

GÁVEA

 

Sexta Feira

4º páreo - Vamos com a reabilitação de Apogeu (3), correu muito pouco na última.

5º páreo - Agora na variante e aliviada no peso, Papaia (4) é ótimo rateio para os concursos.

Sábado - pistas programadas

2º páreo - Com trabalhos recomendáveis a potranca do Anderson Correia Dodge (7) pode perfeitamente vencer a favorita Czarina Dodge (1). Exata 7-1.

5º páreo - O competente treinador Julio Cesar Sampaio tentou contrariar Oregon Pine (1) fazendo-a correr mais acomodada, foi um desastre. Agora larga e acaba.

 

Domingo - pistas programadas

8º páreo - Medicado de lasix e correndo na expectativa, Billy Hunter (4) não vai perder.

10º páreo - Athomic (1), em excelente forma, não vai temer o grande favorito Asciutto (7) (estranha esta inscrição). Exata 1-7.

Segunda Feira - pistas programadas

2º páreo - Na escala de peso e voltando a tomar lasix, Lincopan (6) é pule interessante para os concursos.

9º páreo - Old King Cole (4), medicado de lasix poderá confirmar seus bons trabalhos. Alto rateio.

 

CIDADE JARDIM

 

Sábado - pistas programadas

7º páreo - Melhor posicionado no partidor, Juju Bell (1a) larga e acaba.

8º páreo - Com a presença de vários ligeiros, Hancok(4) deve aparecer no final e com pule muito interessante.

 

Domingo - pistas programadas

7º páreo - Quale Qual (7) vai gostar da baliza e poderá superar o grande favorito Tenossuh (8). Dupla 7-8.

9º páreo - A turma está bem fraca para Voz do Silêncio (4), podendo triplicar o capital.

 

Segunda Feira - pistas programadas

2º páreo - Marcado (5) visita um claiming desfalcado de valores.

5º páreo - Uma dupla para o betting, First July(3) vai gostar da variante, e Insider Trade (4) deve figurar com destaque. Dupla 3-4.

 


 

 

Direto de Paris

Quem assistiu os dois combates entre a presidente candidata Dilma Rousseff e o seu adversário Aécio Neves poderia, em um contexto "normal", pensar que o Brasil vai muito bem, obrigado, já que tudo não passou de um bate-boca, de um troca-troca de podres. Quanto aos programas dos dois candidatos, praticamente nenhuma palavra foi pronunciada. Afinal, para que? Esta eleição se transformou num quebra-pau entre torcidas, sem espaço para a racionalidade. É emoção pura! O Brasil vai votar daqui a pouco mais de uma semana com o coração e um par de viseiras.

Neste clima, até agora nenhum dos dois candidatos perdeu tempo em propostas, pois sabidamente não estarão sendo julgados por elas. Dilma até chegou a dizer que não precisava publicar o seu programa de governo. Diga-se de passagem, com razão, ninguém vai perder minutos ou horas preciosos em ler. Se a política interna parece não interessar, nem os próprios interessados, o que falar do nosso papel no mundo!

Na semana passada, aqui no PPR, tentamos dar uma rápida vista d'olhos no que se transformou a política externa brasileira, hoje respeitada apenas por nossos vizinhos bolivarianos. Mentem aqueles que afirmam o contrário. Constatamos, com pena, que o País virou efetivamente um anão diplomático.
 

Continuemos o exercício:

Corrupção - O Itamaraty enviou uma missão à Argentina para investigar possíveis irregularidades nas contas do consulado de Mendoza, no período entre 2010 e 2013. Isto depois que a embaixada brasileira em Buenos Aires foi notificada pelo Banco Central argentino sobre "movimentação financeira atípica". Em bom português, teria sido constatada uma atividade anormal de compra de dólares na cotação oficial e venda no mercado paralelo. No oficial, o dólar vale em torno de 8,40 pesos, no paralelo, a venda é por cerca de 15 pesos. O jornal Folha de S. Paulo apurou que o montante investigado está na casa das centenas de milhares de dólares.

No setor ambiental, em que o Brasil se sobressai graças às suas florestas e à biodiversidade, nossas relações internacionais também não são das melhores. O País vem sendo muito criticado. Vejamos:

1) O Protocolo de Nagoya, um importante acordo internacional que regulamenta o uso de recursos genéticos da biodiversidade, entrou em vigor no ultimo dia 12, com 54 países, sem a participação do Brasil. Ou seja: o país com a maior biodiversidade do planeta está fora do acordo que ele mesmo ajudou a forjar, em 2010. O Protocolo é considerado essencial para a valorização, proteção e conservação de sua riqueza biológica."Ao não participar, o Brasil vai ter dificuldades para defender seus interesses. Um país como o Brasil, que é tão complexo, grande e onde a biodiversidade é tão importante, não poderia ficar a reboque das decisões de outros países", opinou o secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, o brasileiro Bráulio Ferreiras de Souza Dias. O Brasil não ratificou o acordo.

2) 23 de setembro: no mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff exaltou as medidas tomadas por seu governo na área ambiental, o Brasil se recusou a assinar um documento propondo reduzir pela metade a derrubada das florestas do mundo até 2020 e zerar por completo o desmatamento até 2030. O compromisso - 'Declaração de Nova York sobre Florestas' - foi anunciado durante a Cúpula do Clima das Nações Unidas, na sede da organização, em Nova York, na véspera da abertura da Assembleia Geral da ONU. Participam da iniciativa mais de 30 países, entre eles, Estados Unidos, Canadá e União Europeia, além de dezenas de empresas, organizações ambientalistas e grupos indígenas. O Brasil ficou de fora. A referida 'Declaração' é uma espécie de carta de intenções que precede a um tratado internacional, que começaria a vigorar a partir do ano que vem. Uma vez implementado, cortaria a emissão anual de gás carbônico (CO2) entre 4,5 e 8,8 bilhões de toneladas, contribuindo para a luta contra o aquecimento climático. O Brasil, pelo jeito, acha que isso não é importante, pois no ano passado o desmatamento na Amazônia subiu 28% após quatro anos em queda.
 


Correspondente em Paris há 35 anos, Milton Blay, autor do livro "Direto de Paris, Coq au Vin com Feijoada" pode ser ouvido em boletins diários nas rádios BandNews FM e Bandeirantes AM. Além do PPR, escreve semanalmente no site Por Dentro da Midia e no Jornal Metro.
 


 

Vicentinas  

Informa o amigo e Presidente do Jockey Club de São Vicente João Kaplar Filho que deveremos ter  reunião turfística na Prateada no último final de semana do mês de novembro, tão logo a data exata seja confirmada o PPR noticiará. Quem sabe desta vez seja possível comparecer, espero que sim.
 

Argemiro e suas canetas  

O bizarro e folclórico turfista Argemiro do Bom Retiro (na foto, em Paris) já estudou os programas completos de Palermo e San Isidro em 12 e 13 de dezembro, inclusive marcou as barbadas com sua nova coleção de canetas coloridas adquirida na Galeria Pajé. No momento vem acompanhando com a maior atenção as corridas na França disputadas nos hipódromos de Longchamp, Maisons e Saint-Cloud, para já ir observando os animais com vistas ao weekend do Arco 2015 que pretende prestigiar in loco.

Enquanto isso, continuamos procurando um patrocinador para que voltem ao PPR as charges sobre temas gerais, da lavra do nosso antigo e criativo colaborador Tiago Judas, que fizeram grande sucesso anos atrás, pois eram de fato excelentes. Quem puder ajudar, desde já agradecemos.
 


 

Um Café Por Uma Barbada e Rede Turfe na TV

O programa Rede Turfe na TV desta semana apresenta a última parte da reportagem feita pelo saudoso Ernani Pires Ferreira, intitulada “Saudade do Ernani 3”, apresentando os preparativos de um jóquei para a corrida; mostra também como o turfista poderá ir ao GP Bento Gonçalves; uma entrevista o jóquei Tiago Castellano (campeão da III Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira); apresenta o mais novo aprendiz da Gávea, Fernando Dias; e finaliza com o samba (que tem Joemil de Sousa na parceria) que vai concorrer ao carnaval de 2015 na Escola de Samba Unidos de Lucas. Tudo isso além de comentários dos principais páreos do eixo Rio-São Paulo, notícias, informações e debates. 

Já Karol Loureiro convida os turfistas a acompanharem seu programa "1 Café por 1 Barbada" desta semana, que entrevista o jovem Leonardo Gomes, do Stud São Pedro da Aldeia. Vale a pena assistir porque dizem que este garoto é uma das grandes revelações da nova geração de turfistas e conhece barbaridade do riscado. 

Cliquem aqui e confiram tudo via site do JCB, ou acessem a página do PPR no Facebook.

Moda Turfe

Não gosto de tatuagens, gosto de cavalos, mas sei que existe muita gente, especialmente os mais jovens, que aprecia tatuagens e cavalos, para esta turma é que apresentamos as sugestões abaixo. Espero que gostem.
 










 

Cruzando na frente

A primeira foto marca o triunfo de Gigolô na Lagoinha, em Goiânia, animal de propriedade do Stud Rancho 13 do casal Subeida e Aíres Mendonça, que vemos abraçado ao lado do vencedor. Nicholas e Enrico Jarrusi mais uma vez faturaram em CJ, desta feita com Rei das Baladas. A trifeta de vencedores da semana foi completada com Yaroslav, do Haras Moema, Jeane Alves up. Parabéns a todos.
 




 

Joqueadas da semana

Nelito Cunha, ainda jovenzinho nesta foto de Porfírio Menezes, hoje é um jóquei maduro e consagrado, já ganhou tudo que um profissional do turfe pode almejar, e continua montando muito bem, ocupando a 6ª posição na estatísticas paulistas, com 19 vitórias e 54 colocações. Na semana que passou ele mandou 3 para o barbante, a mais bonita sem dúvida com Hayato, na Prova Especial Escorial sobre American Storm, montado pelo líder José Aparecido, a quem ele substituiu na noturna vencendo com Victoria New, sua terceira foi com Homer do Haras Phillipson. Nesta semana ele assinou poucos compromissos, mas deve vencer sábado o GP Cirne Lima (G3) com Bela Bisca, e no domingo, já me desculpando pelo trocadilho, pode 'surpreender' com Sorpresa Blue, olho vivo!


 

Pixotada da semana

Sinceramente não entendi o percurso do A2 W.S. Cardoso montando a favorita de 1,9 Lex Aquilia na abertura da reunião de sexta-feira 10/10 na Gávea, numa prova de 1400 metros. A égua volta a correr nesta sexta-feira, em 1200, porém com A. Mota. Olho vivo na pedra porque algo de surpreendente deve acontecer.

 

 

Bombas da semana

Captain American vinha de três últimos a perder de vista em julho, agosto e setembro, e em 10 de outubro simplesmente resolveu correr e ganhar fácil por 2 3/4, rateando 14,60, isto na 7ª prova de sexta-feira na Gávea. Qual foi o milagre? Conte para nós pobres apostadores, por favor, treinador L. J. Reis.

 

Banhos da semana

Foram diversos na semana que passou, entre eles o da acima citada Lex Aquilia (vai banhar logo mais novamente?), Selo Europa, Energia Fez, mas o maior de todos, que me perdoe a simpática joqueta amadora Gabrielle Bessa, mas Super-Homem rateando 1,9 e vindo de dois segundos, não poderia chegar 9º em 10 a 23 corpos, sem nenhuma ocorrência veterinária, algo deve ter acontecido.
 

Na Madalena

Abaixo o convite para o GP Manoel Medeiros que será disputado ao longo do próximo domingo no Hipódromo da Madalena, em Recife. Clique aqui para conhecer maiores detalhes do evento e o programa completo das carreiras.
 


 


 

 

Plano Geral de Apostas

Transcrevemos abaixo release recebido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Está aberta até o dia 24 de outubro a Consulta Pública acerca do Plano Geral de Apostas. Como o tema é de grande interesse para o setor, gostaríamos de contar com sua contribuição para a divulgação do mesmo.

Desde já, muito obrigado

Atenciosamente,

Gustavo Chaves Lopes
Jornalista
Assessoria de Comunicação Social – ACS/GM
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Tel: (61) 3218-3086

 

A Divisão de Equideocultura da Coordenação da Produção Integrada da Cadeia Pecuária – CPIP/DEPROS/SDC disponibilizou para consulta pública a proposta de Instrução Normativa que substituirá a IN 48, que trata da regulamentação de Plano Geral de Apostas, credenciamento de agentes, modalidades de apostas, simulcasting entre outros assuntos de interesse das entidades turfísticas.

O objetivo desta consulta é conferir transparência ao processo de regulamentação e permitir que a comunidade turfística possa contribuir com sugestões, criticas e comentários a respeito do regulamento.

A Portaria Nº 943/2014, que contém a proposta de documento, pode ser acessada no sitio eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio do link:
http://www.agricultura.gov.br/legislacao/consultas-publicas

As sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas, por escrito, para o seguinte endereço: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA/SDC/DEPROS/CPIP, Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo B, Sala 122-B, CEP: 70.043-900, Brasília - DF, ou para o endereço eletrônico cpip.equideocultura@agricultura.gov.br.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Tel: (61) 3218-3086
 

Que País é esse?

Continuamos com as charges sobre o tema eleições, agora com os debates, ou melhor, os combates como chama com razão nosso colaborador Milton Blay em sua matéria desta semana. Minha contribuição para a vitoria do Aécio, além do voto, já se encontra em curso, na próxima edição darei mais detalhes a respeito.








 

 

 

Santos

Quando o 'Peixe' estava animando seus torcedores e encostando no G4, foi jogar contra o Criciúma e tomou de três, permanecendo na sétima colocação, agora o próximo adversário será o embalado (?) Palmeiras no Pacaembu domingo, eu cravarei coluna do meio, mas se o Verdão ganhar, podem esquecer a Libertadores em 2015. Aliás, por falar em esquecer, pela Copa do Brasil é que o Santos estará fora da próxima Libertadores mesmo, já que depois de eliminar o frágil Botafogo - este duelo já foi durante anos o mais importante do futebol brasileiro -, vai pegar o Cruzeiro completo, aí é fim de festa.


 

 

Palmeiras

A primeira das quatro 'pedreiras' citadas em nossa edição anterior, contra o Grêmio no Pacaembu, foi vencida e bem vencida, e o Verdão respira ocupando hoje a 12ª colocação na tabela, porém a apenas 4 pontos da ZR, ou seja, se perder do Santos volta para o sufoco, e seus próximos adversários serão o líder Cruzeiro fora, e o clássico com o Corinthians no Pacaembu. Ainda complicada a situação.  

São Paulo

Ainda não mudei de opinião, continuo convicto que o objetivo do Tricolor para 2014 é chegar no G4, só que o milagre em que eu não acreditava na Sulamericana aconteceu, o time passou pelo Huachipato no Chile, mercê de uma atuação de gala de P.H. Ganso, e o mais importante, livrou-se na próxima fase deste torneio da asa negra Goiás, que foi eliminado pelo Emelec do Equador. Começo a acreditar que a chance de garantir uma vaga na Libertadores 2015 pode ser ganhando esta competição, vamos aguardar.

Já sobre a noticia que corre que o Tricolor fará uma proposta irrecusável ao goleiro Cássio para suceder o Mito que vai parar no final deste ano, sinceramente não acredito. A não ser que ele prometa jogar fora aquele horroroso uniforme amarelo e cortar o cabelo. 

  

Corinthians

A fanática torcedora corintiana Cristina Cardozo está começando a acreditar que eu entendo mais do time dela do que ela, já que não só antevi a eliminação pelo Atlético na Copa do Brasil, como acertei também o placar exato da histórica partida disputada nesta quarta-feira. Para domingo, contra o Internacional no Beira Rio, a coluna um é pule de dez, e o placar deverá ser 3x0 ou 3x1, aí cai o Mano e as chances de terminar no G4 ficarão cada vez mais remotas. 


 

 

 
 


Apoio produção do Pega Pelo Rabo:

MARCELO LEFÈVRE
Consultor em RH

Currículos, entrevistas e seleção de profissionais


Apoio divulgação do Pega Pelo Rabo:


O ponto de encontro da inteligência com a sensibilidade.